Cagece orienta sobre os cuidados com a rede de esgoto durante o período chuvoso

23 de janeiro de 2023 - 16:03 # # # # #

Ascom Cagece - Texto

A recomendação principal é não destinar água das chuvas nem resíduos sólidos para as redes coletoras de esgoto. 

Durante a quadra chuvosa, os cuidados com as redes de esgoto e de drenagem precisam ser redobrados. Isso porque esses sistemas têm funções distintas e o mau uso pode ocasionar obstruções, extravasamentos e alagamentos. Para evitar que isso ocorra, a orientação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é que a população faça o uso correto dos dois sistemas.

A recomendação principal é não destinar água das chuvas nem resíduos sólidos para as redes coletoras de esgoto. Quando as redes de esgoto recebem indevidamente água das chuvas ou lixo, o sistema fica sobrecarregado, podendo resultar em obstruções e extravasamentos nas vias públicas. Estas redes são responsáveis exclusivamente pela coleta do esgoto dos imóveis, que em seguida são direcionados para o tratamento. A rede da Cagece pode ser identificada pelos poços de visita que possuem tampa arredondada e marcação da empresa. Elas devem ser manuseadas apenas por técnicos da companhia.

A coordenadora de Interação Social da Cagece, Sâmia Régia, ressalta um cuidado importante que a população deve ter em casa. “Uma questão delicada é o lançamento de óleo de cozinha na rede de esgoto. Essa gordura forma uma massa que dificulta a passagem do efluente e diminui a área de escoamento. O mau uso da rede com lançamento indevido de lixo somado ao lançamento incorreto de água de chuva, forma a combinação perfeita para o extravasamento”.

Em relação ao lixo presente na rede, ela destaca o grande volume que é retirado das estações de tratamento. “Anualmente, a Cagece retira das estações de tratamento de esgoto o equivalente a 3.700 caminhões de lixo. São mais de quinze mil toneladas de resíduos retirados em decorrência do mau uso da rede. Esse material deveria ter sido descartado de maneira correta, ser colocado na rua somente no dia em que o caminhão passa, ou até mesmo ser reaproveitado. Se tratarmos a rede da maneira correta, vamos melhorar muito a questão do extravasamento e dos alagamentos”, explica.

No que diz respeito à água das chuvas, elas devem ser direcionadas exclusivamente para o sistema de drenagem, conhecidos como boca de lobo ou bueiro. Geralmente eles ficam à beira das calçadas e são de responsabilidade das prefeituras municipais. Assim como a rede de esgoto, os resíduos sólidos não devem ser destinados para este sistema. Quando a rede de drenagem recebe indevidamente resíduos sólidos, podem ocorrer obstruções e alagamentos nas vias públicas.

Dicas importantes:

-Não levantar a tampa dos poços de visita da Cagece;
-Não direcionar areia ou lixo para a tubulação de esgoto;
-Não direcionar água da chuva para o sistema de esgotamento sanitário;
-Não jogar restos de comida e óleo na pia;
-Verificar se a destinação do esgoto e da água da chuva dentro dos imóveis está sendo realizada de forma correta.

Fique atento!

Rede de esgoto: A rede coletora de esgoto da Cagece é aquela cuja tampa do poço de visita tem o formato redondo e a marca da companhia. Ela é responsável por recolher o esgoto das residências e direcioná-lo para o tratamento adequado.

Rede de drenagem: A rede de drenagem, popularmente conhecida como boca de lobo ou bueiro, é de responsabilidade das prefeituras municipais. Esse sistema deve ser utilizado apenas para escoamento de água de chuva.