Residência Multiprofissional: ESP/CE realiza semana de encerramento da turma VIII

23 de janeiro de 2023 - 17:23 # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Deborah Muniz - Arte Gráfica

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza, de 25 a 27 de janeiro, atividades de encerramento da turma VIII (2021-2023) do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti) da autarquia.

A instituição entregará à sociedade novos 312 especialistas em diversas áreas da Saúde. Os concludentes participaram de um processo desenvolvido em 22 municípios cearenses a partir de 11 diferentes programas – divididos entre os componentes hospitalar e comunitário. As apresentações serão transmitidas pelo canal oficial da ESP/CE no YouTube.

Na quarta-feira (25), haverá abertura da VI Mostra de Experiências Exitosas da Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Ao longo de três dias, os residentes da turma VIII apresentarão os relatos dos trabalhos e das intervenções desenvolvidas por alunos e preceptores nos últimos dois anos de formação.

De acordo com a equipe pedagógica da Resmulti, a iniciativa busca ampliar a socialização de produções e inovações implantadas e implementadas por residentes e seus supervisores, estimulando o desenvolvimento de novas práticas interprofissionais em saúde.

A coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais da ESP/CE, Jamisse Araújo, destaca a mostra como um momento de celebrar o encerramento deste ciclo. “Estamos oportunizando para a sociedade mais de 300 especialistas em 11 áreas, preparados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), ancorados nas diretrizes das reformas sanitária e psiquiátrica e tendo como base a Política de Educação Permanente e seu potencial transformador”, disse.

Residência Multiprofissional

A Resmulti é um programa de caráter interfederativo de promoção da educação em serviço. Direcionada para o exercício profissional na Saúde, a qualificação é constituída por áreas como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Idealizado em 2011 e iniciado em 2013, o Programa já formou 1.724 profissionais e segue com um trabalho contínuo de capacitação de lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional. Outros 639 alunos estão em formação.

Na última década, a Resmulti executou uma série de projetos inovadores nos campos da Saúde da Família e da Atenção Psicossocial e Hospitalar cearense. A atuação de residentes e preceptores ganha destaque em áreas como Pesquisa, Promoção da Saúde, Extensão, Educação Permanente em Saúde, Formação Política e Qualificação Político-pedagógica.

Serviço

VI Mostra de Experiências Exitosas da Residência Multiprofissional da ESP/CE
Quando: de 25 a 27 de janeiro de 2023
Acompanhe no canal da ESP/CE no YouTube