Ação do HGWA aborda saúde mental com acompanhantes de pacientes

24 de janeiro de 2023 - 16:21 # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e fotos

Iniciativa da Psicologia do hospital, mural “Árvore do Cuidado” leva mensagens de reflexão sobre autocuidado

Com o lema A vida pede equilíbrio, a campanha Janeiro Branco deste ano reforça cuidados com a saúde mental e chama atenção para transtornos como ansiedade e depressão. No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o setor de Psicologia, com apoio do Serviço Social, promove ações interativas com acompanhantes de pacientes internados na unidade.

A iniciativa busca ouvir e refletir sobre o tema junto a essas pessoas – também fragilizadas pelo contexto de internação de familiares ou amigos em ambiente hospitalar.

LEIA TAMBÉM: Série “Um olhar para dentro” amplia discussão sobre saúde mental

Na dinâmica da proposta, realizada ao longo deste mês, as psicólogas do HGWA reúnem em grupos acompanhantes de diferentes clínicas, da Pediatria até o setor de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Durante a abordagem, as profissionais apresentam um mural intitulado Árvore do Cuidado, com mensagens em forma de flores. Os acompanhantes, então, escolhem os recados para leitura.

Os textos trazem palavras de bem-estar e de reflexão sobre autocuidado. Respeite seus limites, Pegue mais leve como você mesmo, Abrace alguém que você gosta, Escute uma música que você goste e Cuide do seu sono e descanse são algumas das mensagens espalhadas pelo painel.


Dinâmica aproxima cuidadores de temas como saúde mental e bem-estar

Na ocasião, também é feita uma breve conversa sobre o movimento Janeiro Branco e seu significado, oportunizando que cada participante compartilhe seus sentimentos. Como fez Marcelo Reginaldo, de 48 anos. Para o auxiliar de serviços gerais, dialogar sobre saúde mental foi algo novo, trazendo uma uma pausa na rotina como cuidador.

“Isso é muito importante para todos nós que ficamos no quarto com outros acompanhantes e pacientes por muito tempo. É um momento para desopilar e falar sobre o que sentimos e sermos ouvidos”, diz Reginaldo.

Para a coordenadora da Psicologia do HGWA, Jamille Vasconcelos, as frases escolhidas estimulam o cuidado com a saúde mental no dia a dia. “O principal intuito da ação é mostrar que isso não é algo abstrato ou distante do nosso cotidiano, podendo ser cultivado em pequenas ações. Também buscamos ampliar o assunto para além dos transtornos mentais e focar em medidas de prevenção e promoção da saúde mental“, explica.

Vasconcelos lamenta, no entanto, o preconceito em torno das discussões sobre saúde mental. Para a psicóloga é importante desmistificar a temática, incentivando mais pessoas a buscar ajuda, quando necessário.

Segundo a coordenadora, a ação será trabalhada com colaboradores da unidade até o fim do mês. “O mural será exposto para fácil acesso dos profissionais, para que eles possam ser sensibilizados e convidados a refletir sobre autocuidado”, afirma.