Samu Ceará capacita 200 profissionais para manusear dispositivo intraósseo

24 de janeiro de 2023 - 11:47 # # # # #

Fátima Holanda - Ascom Samu 192 - Texto e foto

Técnica garante, de forma mais rápida, a administração de medicamentos em situações nas quais o acesso periférico ou central não pode ser realizado

Profissionais médicos e enfermeiros das três macrorregiões do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará – Eusébio, Juazeiro do Norte e Sobral – participam, desde o último mês de novembro, de treinamento sobre acesso intraósseo. Já são 200 profissionais de 14 das 20 bases polo e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) aptos a adotar o método.

Usado para garantir rapidamente uma via de administração para medicações quando há dificuldade para acesso venoso periférico, a introdução de uma agulha na cavidade da medula óssea é um procedimento que se mostra ainda mais necessário em emergências.

O mecanismo é usado com eficácia numa situação crítica, como uma parada cardiorrespiratória, em ocorrências de choque hipovolêmico (em que há bastante perda de líquidos e de sangue) e séptico, como em queimaduras graves, estados epiléticos prolongados e desidratação intensa, principalmente em crianças.

O item será disponibilizado em 29 Ambulâncias de Suporte Avançado (USA) do Serviço, em duas cores: vermelho (pacientes pediátricos) e azul (pacientes adultos).

“A sociedade cearense ganha mais um dispositivo de alta tecnologia para salvar vidas. É um grande avanço e uma oportunidade para os profissionais do Samu 192 Ceará”, ressalta a enfermeira da base de Canindé, Aline Mesquita.

A capacitação, ministrada por técnicos do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do órgão, ocorre de modo híbrido. Inicialmente, os profissionais passam por uma formação teórica, com conteúdo on-line. Depois, são realizadas as aulas práticas, quando os facilitadores apresentam o suporte e ensinam o manuseio.

Médico lotado na região do Cariri, Marcos André avalia positivamente o treinamento. “O curso foi muito completo. O Samu Ceará tem sempre essa preocupação de capacitar seus trabalhadores. O dispositivo intraósseo é um material que pode salvar vidas. Atendo pacientes graves e críticos. Então, é importante termos uma estrutura completa para dar a melhor assistência aos nossos cearenses”.

O Samu Ceará é gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).