PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe exposição “Imaginários Queer”

25 de janeiro de 2023 - 16:42 # # #

Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo

No mês da “Visibilidade Trans”, a Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe a exposição “Imaginários Queer”, de 27 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023. A exposição promove a difusão do trabalho de artistas cearenses LGBTQIA+ ampliando o imaginário social através da circulação de imagens desviantes a lente de mundo cis-hetero-masculina. O termo “Queer” surge a partir de discussões conceituais no campo dos estudos culturais, filosofia, sociologia, arte, entre outros, para designar os estudos e poéticas de vida de pessoas dissidentes de gênero, sexualidade e corporalidade.

A exposição “Imaginários Queer” tem curadoria dos artistas Eduardo Bruno e Waldirio Castro. Construiu-se uma exposição, com obras artísticas nos formatos da fotografia, videoarte, videoperformance e objetos híbridos em tecido, com período de um mês.

Importante destacar que, como estratégia de acessibilidade, a exposição conta com placa em Braille com nome das obras em exposição, além de uma audiodescrição da exposição e, juntamente a isto, também haverá um intérprete de Libras para o evento de lançamento no dia 27 de Janeiro, às 19h. Com isso, a exposição promove a difusão da criação artística LGBTQIA+ contribuindo, assim, para a formulação de uma sociedade com menos desigualdade de gênero e sexualidade, ao produzir estratégias de vida para corpos historicamente minorizados.

A ação faz parte da Temporada de Arte Cearense- TAC 2022, uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), regido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.

Serviço

Exposição “Imaginários Queer”
Data: 27 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2023
Horário: 08h às 12h e 14h às 18h
Local: Casa de Saberes de Saberes Cego Aderaldo
Endereço: Rua Pascoal Crispino,167, Centro de Quixadá