Equipe do HRN atende a desejo de paciente em cuidados especiais de passear em shopping

25 de janeiro de 2023 - 14:37 # # # #

Teresa Fernandes (Ascom HRN) - Texto e Foto

Maria de Lourdes, de 82 anos, conheceu o centro comercial de Sobral nessa terça-feira (24)

Um dos sonhos da aposentada Maria de Lourdes Aguiar Sousa, de 82 anos, foi realizado nessa terça-feira (24): passear em um shopping. Internada no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, há cerca de um ano, a paciente em cuidados especiais manifestou o desejo a colaboradores da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Após articulação da equipe multiprofissional, o pedido foi atendido.

Maria de Lourdes saiu do HRN em uma ambulância e foi acompanhada por médico, enfermeira, técnico em Enfermagem, fisioterapeuta e fonoaudiólogo da Unidade de Cuidados Especiais (UCE) do equipamento administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). “Foi uma maravilha, muito bonito. Nunca tinha ido a um shopping, mas tinha curiosidade. Gostei de tudo”, conta ela, emocionada.

Durante o passeio, a aposentada foi surpreendida por um presente dado pelo médico da equipe, Ronaldo Graça. “Tudo ocorreu sem intercorrências e, para a ela, foi extremamente importante, inclusive para a sua saúde mental”, avalia o profissional.

Cuidados especiais

A paciente se locomove em cadeira de rodas e precisa de cuidados especiais devido à traqueostomia realizada, procedimento no qual é feita uma abertura na traqueia para auxiliar o processo de respiração. Apesar da válvula, Lourdes consegue falar. Além disso, a alimentação é feita por sonda – em alguns momentos, ela consegue comer por via oral (dieta de conforto).

“A paciente está em processo de recuperação, mas isso não a impediu de expressar a vontade de fazer um passeio no shopping”, diz a coordenadora de Enfermagem da UCE, Thalianne Brito.

A Unidade desenvolve cuidados paliativos e promove a reabilitação para a desospitalização de pacientes.