Férias na Bece: Confira a programação infantil da última semana de janeiro

25 de janeiro de 2023 - 14:15 # # # #

Ascom Bece

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) encerra o mês de férias com uma programação infantil diversificada: conta com a estreia do espetáculo de Almir Mota e Júlia Barros; e, também, com a comemoração dos 20 anos da Cia. Catirina; a apresentação do Centro de Criação Galpão das Artes de Limoeiro/PE; e, ainda, os artistas Paula Iemanjá e Rafael Limaverde.

Toda a programação infantil do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, é gratuita e classificação infantil livre. Confira abaixo:

Dias 27, 28 e 29 de janeiro, às 16h

TAC 2022 | “Ilustração” de Paula Iemanjá e Rafael Limaverde

Entrada: Gratuita

Local: Setor Infantil da Bece

Classificação: Livre

Sinopse: Paula e Rafael propõem uma atividade de contação de história diferente: as histórias narradas serão criadas e desenhadas ao vivo a partir das sugestões das crianças. Os personagens e situações inventadas serão “costurados”, formando, assim, uma narrativa com começo-meio-fim. A cada sessão, uma nova história será construída e narrada à plateia. O projeto foi selecionado na Temporada de Artes Cearense (TAC 2022).

Dias 27 de janeiro, às 17h

Pequenas Grandes Histórias | “Contos e cantigas tradicionais” com as Trovadoras Itinerantes (Brasil-Portugal) em comemoração aos 20 anos da Cia. Catirina

Entrada: Gratuita

Local: Setor Infantil da Bece

Classificação: Livre

Sinopse: Cantigas Contadas é um espetáculo infantil literomusical, com contos e cantigas de roda interativas para toda a família. As Trovadoras Itinerantes são uma dupla de artistas que percorrem o mundo a contar e a ouvir histórias e canções de tradição oral de seus povos. Um projeto originalmente brasileiro Brasil percorreu países como Espanha, França, Holanda e que encontrou pouso fértil em terras portuguesas, onde residem atualmente. Nele, as multi-artistas, escritoras e investigadoras Josy Correia e Luciana Costa, realizam coletas etnológicas, publicações literárias, formações artísticas, sessões de contos, música e artes cênicas de modo criativo, interativo e divertido, com concertos e espectáculos para todas as idades.

Dias 28 de janeiro, às 10h e 15h

Pequenas Grandes Histórias | Estreia do espetáculo “Histórias de Pachamama” de Almir Mota e Julia Barros

Entrada: Gratuita

Local: Alpendre da Bece

Classificação: Livre

Sinopse: Imagine ouvir histórias de seres celestiais em forma de gente como nós ou de montanhas que, na verdade, são deuses para os povos andinos; uma menina encantada que corre no cafezal, no interior da Colômbia; e de um homem condor, da Argentina. Assim são as Histórias da Pachamama, histórias inventadas e recolhidas dos povos que habitam há muitas eras na América do Sul. É um repertório especial, criado a partir de 111 dias de viagem do escritor Almir Mota e da narradora Júlia Barros por sete países hermanos do Brasil. Os dois pesquisaram em cidades históricas, bibliotecas, museus e ainda criaram outras a partir do conhecimento e vivência com a cultura andina. Este espetáculo é uma homenagem à Pachamama, a mãe terra, senhora da natureza e da vida.

Dias 29 de janeiro, às 10h e 15h

Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Histórias para Voar” com o Centro de Criação Galpão das Artes de Limoeiro/PE.

Entrada: Gratuita

Local: Alpendre da Bece

Classificação: Livre

Sinopse: Três contadores resolvem sair pelo mundo voando de lugar em lugar, distribuindo leveza com música e boas histórias. A história do brinquedo Mané Gostoso se encontra com a da Menina do Laço de Fita e que, em seguida, cantarolam com A Cigarra e a Formiga. Após este grande encontro, voltam a voar e buscar outros lugares que necessitam de mais leveza. Afinal, para ser leve é melhor ser, voando.

Serviço

Programação infantil da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
Dias 27, 28 e 29 de janeiro
Diversos horários
Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza, CE – Praia de Iracema)
Mais informações no site da Bece