Ações da Polícia Civil resultam nas capturas de mais de 6,2 mil pessoas no Ceará em 2022

26 de janeiro de 2023 - 11:07 # # # # #

Ascom PCCE

As ações de investigação desenvolvidas pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) resultaram nas capturas de mais de 6,2 mil pessoas envolvidas em crimes somente em 2022. Deste, 2.609 pessoas foram presas e apreendidas em flagrante delito. Já os outros 3.644 capturados, foram retirados de circulação mediante cumprimentos de mandados de prisão preventiva e temporária, além de mandados de busca e apreensão de adolescentes infratores. Os números mostram que grande parte das prisões são de pessoas envolvidas em homicídios, tráfico de drogas e roubo.

Com ajuda da tecnologia, trabalho integrado, troca de informações entre os investigadores e com apoio da população, os policiais civis colocaram 6. 253 pessoas à disposição da Justiça. Durante os 12 meses do ano passado, os policiais civis realizaram diversas diligências que culminaram nos alvos devidamente localizados e capturados. A denúncia anônima é outro fator que contribuiu na elucidação de casos, bem como na localização de foragidos.

Uma das ações em destaque ocorreu em maio de 2022, quando em um único dia, 20 pessoas foram capturadas no município de Beberibe. Destas, 19 adultos e um adolescente tinham ligação direta com o tráfico de drogas na região. Além das capturas de pessoas envolvidas com os crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), os dados apresentam um expressivos números de pessoas capturas envolvidas com estupro de vulnerável, estupro, violências doméstica, lesão corporal, ameaça, perseguição e homens que descumpriram medidas protetivas de urgência e receptação.

Chefes de grupos criminosos foram presos em 2022

As capturas realizadas por meio de força de mandado de prisão são decorrentes de investigações que são desenvolvidas ao longo dos meses pela PC-CE. Parte dos alvos, após perceber a aproximação das investigações, acabam fugindo como forma de tentar despistar a Polícia. Com trabalho de inteligência e integrado a outras forças de segurança, a PC-CE realiza a captura desses alvos, que em sua maioria são chefes de grupos criminosos.

A exemplo disso, podemos citar uma ação da PC-CE em dezembro do ano passado, quando em cooperação internacional envolvendo a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e a Polícia Paraguaia, resultou na prisão de José Renan Oliveira Marinho (25), o “Formiga”, que possui uma extensa ficha de antecedentes criminais. Ele, que foi capturado no último dia 15 de dezembro, no Paraguai, já responde por vários homicídios, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, ameaça, porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa.

“Formiga” é apontado como um dos chefes de um grupo criminoso, atuante no Conjunto Habitacional Maria Tomásia, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. As investigações desenvolvidas pela PC-CE apontam, ainda, que ele tem ligação em pelo menos 46 homicídios ocorridos em Fortaleza, somente ano passado.