Em visita à CeArt, primeira-dama ressalta apoio da gestão ao artesanato cearense

26 de janeiro de 2023 - 15:42 # # # #

Ascom Gabinete Primeira-Dama - Texto e fotos

A Central de Artesanato do Ceará (CeArt) recebeu, na manhã desta quinta-feira (26), a visita da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas. Criada em 1979, pela então primeira-dama Luiza Távora, o local surgiu como uma ação governamental para desenvolver o artesanato cearense. Atualmente, a Central está vinculada à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A visita foi acompanhada pela coordenadora do Artesanato, Patrícia Liebmann, e do assessor técnico da CeArt, Pedro Ivan.

Além da visita à estrutura, Lia também foi apresentada às iniciativas da CeArt, como o cadastro, o credenciamento e a certificação de artesão (Selo CeArt), além da parte de comercialização dos produtos desses profissionais. Atualmente, existem quase 9.400 produtos artesanais certificados com o Selo CeArt.

A primeira-dama reforçou que o trabalho hoje de capacitação e promoção da CeArt terá papel importante no programa de combate à fome. “Do nosso lado, só temos a fortalecer o trabalho de vocês, capilarizando-o em todo o Estado. Dizer isso porque vocês andarão muito colados no programa que logo será implementado. Porque é um programa que quer alimentar quem tem fome, mas também quer dar um meio de vida para essas pessoas”, destacou.

Partícia Liebmann avaliou a visita de Lia como um momento de união de forças. “É uma forma de unirmos força para que o artesão possa ter ainda mais visibilidade e que a gente possa crescer ainda mais nesse novo Governo, como comercialização e a produção artesanal”, disse.