Feira Agroecológica no Parque consolida sucesso e chega à 45ª edição neste sábado

26 de janeiro de 2023 - 17:14 # # # #

Ascom Sema - Texto
Diego David - Ascom Sema - Foto

Neste sábado (28), tem mais uma edição da Feira Agroecológica no Parque, na Área Adahil Barreto, da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual do Cocó. A iniciativa reúne produtores e feirantes que comercializam, semanalmente, de 7h às 12h, produtos orgânicos certificados e originários da agricultura familiar e do sistema prisional do Ceará. Realização da Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema) e Rede EcoCeará, conta com o apoio das secretarias do Meio Ambiente (Sema), Administração Prisional (SAP) e Desenvolvimento Agrário (SDA).

De acordo com a titular da Sema, Vilma Freire, o espaço, gradativamente, vem conquistando os visitantes do parque e vai além da simples comercialização. “Tornou-se um ponto de encontro sobre orgânicos e culinária. É um projeto de educação ambiental e conservação da biodiversidade, representa um apoio à cadeia de produção, ao trabalhador rural, ao meio ambiente e à saúde do consumidor”, afirmou. Além da venda de produtos livres de agrotóxicos, enriquecem também a feira os trabalhos do grupo de mulheres do Prato Colorido, do Centro de Nutrição do Conjunto Palmeiras e da feirinha de economia popular.

Adalberto Alencar, presidente da Cepema, lembra que esta será a 45ª edição da feira, inaugurada em 2021. “Estamos trabalhando para criar o circuito de feiras orgânicas em Fortaleza e em outros municípios, especialmente em UCs estaduais, com o propósito de incentivar a agroecologia, o consumo de produtos orgânicos, a agricultura familiar e a segurança alimentar”, disse. Esse mesmo modelo de comercialização de produtos orgânicos também acontece no Shopping RioMar Kennedy.

Qualidade

A produtora, Isaele Viana, do município de Capistrano, comercializa parte da sua produção na feira do Adahil. Ela conta que a receptividade dos produtos tem sido muito boa e sempre recebe elogios quanto à qualidade. “Isso me deixa feliz, pois entendo que estou ajudando o cliente e sendo responsável ao entregar um bom orgânico”, revelou. Izaela trabalha com agricultura e economia solidária desde muito jovem e, disse ainda, que acompanha a crescente procura, por parte das pessoas, por alimentos saudáveis. Ela comercializa tomate cereja, alface americana, crespa, roxa e couve manteiga.

Segundo a engenheira agrônoma, Viviane Gomes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), e ponto focal da feira no âmbito da Sema, “a tendência é que esse tipo de consumo atraia cada vez mais pessoas e que alguns mitos referentes ao tema, já estão sendo desfeitos, a exemplo do preço para aquisição de orgânicos, que na sua maioria, já são compatíveis com os preços da feira convencional e até mesmo dos supermercados”.

Serviço:

1ª edição de 2023 da Feira Agroecológica no Parque
Data: 14 de janeiro (sábado)
Horário: 9h
Local: Parque Estadual do Cocó – Área Adahil Barreto (Rua Major Virgílio Borba, 177, Dionísio Torres – Fortaleza – CE)