Internos do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes participam de agenda social no Zoológico Sargento Prata

26 de janeiro de 2023 - 14:17 # # # #

Ascom SAP -Texto e fotos

Na manhã dessa quarta-feira (25), sete internos desinternados do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes fizeram uma visita monitorada ao Zoológico Sargento Prata, no bairro Passaré.

O passeio faz parte do projeto “Ressocializando com Lazer”, que tem como objetivo contemplar os internos que já cumpriram sua medida de segurança, mas se mantém na unidade devido a falta de acolhimento familiar.

A ação contou com a participação de uma equipe de apoio formada por 11 policiais penais, uma assistente social e uma enfermeira. Os internos selecionados passam por uma triagem com o psicólogo para garantir a integralidade e segurança durante o passeio.

Na ocasião, os internos tiveram a oportunidade de conhecer vários animais de espécies diferentes, entre aves, mamíferos e répteis, sendo a maioria da fauna brasileira. Além disso, após o término do passeio foi servido lanche para todos ao ar livre.

A diretora do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, Fátima Barroso, ressalta que os resultados das ações são positivos. “O zoológico será o primeiro passeio de muitos. Estou emocionada em conseguirmos proporcionar mais dignidade a esses internos. Além de ser acolhedor poder cuidar dessas pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental. É uma realização profissional ao longo dos meus 40 anos de médica psiquiatra. É gratificante poder levar satisfação emocional e efetiva a essas pessoas além dos muros da unidade”, afirma.

O policial penal e chefe de segurança do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, José Santana, fala sobre o projeto. “Já tive oportunidade de fazer ações parecidas com essas e os resultados foram incríveis. Para alguns policiais isso é novidade, mas irão se surpreender positivamente. O importante é proporcionar mais alegria e dignidade para essas pessoas que precisam da nossa ajuda e solidariedade”, conclui.

O interno desinternado do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, José Roberto, fala da emoção de sair da unidade. “Estou muito contente com a oportunidade que a SAP está nos proporcionando. Estar em contato com a natureza é sempre bom. Hoje tive a chance de conhecer novos animais e respirar ar fresco”, disse.