Jovens da 5ª edição do Projeto Virando o Jogo participam de Feira das Profissões

26 de janeiro de 2023 - 14:34 # # # # #

Ascom Vice-Governadoria - Texto e fotos

Já de olho no futuro, jovens da 5ª edição do Projeto Virando o Jogo participam, até a próxima quinta-feira (2), de Feira das Profissões realizada nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Fortaleza. O momento é para fazer com que os matriculados possam conhecer o local onde terão aulas e também os cursos disponibilizados na fase de qualificação profissional do projeto, prevista para ter início em março deste ano.

Camilla Viana, supervisora técnica do Virando, salienta que a ação é importante também para que o jovem visualize seu futuro curso dentro da sua rotina e de suas possibilidades. “A Feira das Profissões chega para que os jovens participantes possam escolher com mais segurança qual curso profissionalizante corresponde à sua vocação e pode se encaixar melhor em sua rotina e realidade. Ao todo, oferecemos 17 cursos profissionalizantes, nos territórios das seis áreas de atuação e no próprio Senac, todos certificados pela instituição parceira”, destaca.

Iniciada ainda em 2022, a 5ª edição do Virando o Jogo conta com 980 jovens inscritos. Atualmente, os matriculados estão inseridos na fase de formação cidadã, momento de abertura do projeto. Posteriormente, os participantes ainda passarão pela etapa de ação comunitária, para finalmente alcançar o período de qualificação profissional.

De acordo com Raísa Raulino, orientadora socioeducacional do Senac, atividades como a desta quarta-feira (25) mostram para os próprios jovens o potencial que eles possuem, além de também revelar um mundo ainda desconhecido por alguns, cheio de possibilidades e com uma variedade de opções para o futuro. “É muito bom receber os jovens do Virando por aqui. Esse é um evento que facilita as escolhas para eles dentro do projeto e também até para a vida, pensando mais na frente. Antes, eles optavam por alguns cursos sem mesmo conhecer direito. Agora, com o auxílio de professores e também de colegas de edições passadas, esse processo se torna mais acessível”, pontuou.

Mercado de Trabalho

Moradora da Barra do Ceará, Thalytta Freitas, 21, já sabe qual curso escolher: assistente administrativo. Para ela, a opção se baseia completamente no leque de opções oferecidas pelo curso no mercado de trabalho. “Acredito que será algo que vai me ajudar na área profissional de uma forma geral. É um curso que se aplica em vários ambientes, rico. Isso pode facilitar as coisas. O Virando o Jogo é importante também por isso, fazendo com que a juventude ocupe mais espaços”, disse.

Já Bianca Borges, 20, vê na fotografia uma área para unir o útil ao agradável. Modelo, já acostumada com o mundo dos cliques, ela agora quer conhecer o lado por trás das câmeras. “Estou gostando bastante da Feira. Aqui nós podemos conhecer muita coisa legal, ouvir professores, outros colegas. Está me ajudando muito. Me identifico com o curso de fotografia e já escolhi. Tenho certeza que irei gostar”, cravou.

Virando o Jogo

Com edições em Fortaleza e Sobral desde 2019, o Virando o Jogo já soma mais de 5 mil jovens matriculados. Pensado para jovens entre 15 e 22 anos, que não estudam e não trabalham, o projeto já criou um total de 173 intervenções sociais e comunitárias nas duas cidades, além de receber 4.565 benefícios de vale-gás. Os inscritos também participaram de 2.419 atendimentos por parte da equipe psicossocial, apoio emocional importante concedido para os participantes e suas famílias.

Atualmente, o Virando o Jogo engloba mais de 20 bairros de Fortaleza. Os locais são escolhidos através de critérios que levam em conta dados socioeconômicos, números relativos à população na faixa etária de 15 a 22 anos, como índices de quantidade de jovens por área e evasão escolar, entre outros. Para os próximos anos, com a inclusão do Virando o Jogo no Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), o objetivo é atender 10 mil jovens e adolescentes até 2026. Além disso, a ação será expandida para outros oito municípios: Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Quixadá.

A 5ªa edição irá abraçar os seguintes bairros: Vicente Pinzón, Cais do Porto, Mucuripe, Alto da Balança, São João do Taupe, Jardim das Oliveiras, Moura Brasil, Pirambu, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Vila Velha, Quintino Cunha, Floresta, Antônio Bezerra, Genibaú, Granja Portugal, Autran Nunes, Bonsucesso, Pici, Bom Jardim, Granja Lisboa, Manoel Sátiro, Siqueira, Planalto Ayrton Senna, Canindezinho, Barroso, Conjunto Palmeiras, Curió, Jangurussu, Messejana e Residencial Luiz Gonzaga.