PMCE intensifica ações de policiamento nas escolas com a volta às aulas

26 de janeiro de 2023 - 11:19 # # #

Ascom PMCE

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Grupo de Segurança Escolar (GSE) do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), intensificou as ações de policiamento preventivo nas escolas para garantir um retorno tranquilo dos alunos às aulas.

O Copac atua no policiamento preventivo e de proximidade com a comunidade e possui diversos serviços especializados voltados para a segurança pública. Entre os serviços ofertados está o do GSE, que tem foco na prevenção, na mediação e no acompanhamento da segurança de toda a comunidade escolar, ou seja, alunos, professores, coordenadores, pais e familiares.

“Oferecemos esse tipo de policiamento às escolas durante os três turnos. Assim, para qualquer tipo de demanda, como ameaças, conflitos escolares, qualquer desordem que, de alguma forma afete a qualidade de vida das pessoas, o GSE é acionado e realiza uma intervenção mais qualificada e cirúrgica dessas situações que exigem uma atuação mais precisa da PMCE”, explicou o comandante do Copac, major Messias Mendes.

Segundo o major, o trabalho das equipes do GSE também busca garantir um trajeto seguro na relação cotidiana de deslocamento casa/escola e escola/casa, fazendo patrulhamento no entorno dos colégios, visitando as unidades, conversando com alunos, professores e recepcionando pais e professores. “Estabelecemos uma relação de conhecimento e confiança com a comunidade, criando um ambiente de superação de qualquer tipo de medo e de conflitos que possam surgir em algum momento nas escolas”, destacou o comandante.

O trabalho do GSE contempla escolas em Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Caucaia e Sobral, onde já foram instaladas as bases e territórios do Copac.