Porto Iracema das Artes realiza exposição “Vizinhanças”

26 de janeiro de 2023 - 11:40 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

Evento faz parte do PREAMAR dos Cursos Básicos em Artes Visuais 2022

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a exposição “Vizinhanças”, mostra de trabalhos desenvolvidos durante o PREAMAR dos Cursos Básicos em Artes Visuais 2022. “Vizinhanças” reúne obras de 21 jovens artistas. A abertura, gratuita e aberta ao público, ocorre na próxima quinta-feira (2), às 17h, na Galeria Leonilson e em diversos espaços da Escola.

As obras envolvem diferentes linguagens no campo das Artes Visuais, tais como Fotografias, Pinturas, Instalações e Performances. A ideia que une cada pessoa presente nessa exposição é a de proximidade, o que explica o nome “Vizinhanças”. São trabalhos construídos em colaboração entre a turma e a equipe de professoras e professores que direcionou cada um dos quatro módulos desta edição.

A abertura terá programação diversa, com a Discotecagem do Coletivo Quilombalança, lançamento do Projeto Troca-Discos com Levy Mota e Mona Gadelha, performances de Matagal Feitiço e projeções no Pátio da Escola. “Vizinhanças” então segue aberta na Porto Iracema das Artes até o início do mês de abril, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, com opção de agendamento de turmas para visitas mediadas diretamente no e-mail artesvisuais.portoiracema@idm.org.br.

A coordenadora dos Cursos Básicos em Artes Visuais da Porto Iracema, Camila Alves, detalha a exposição.“A abertura de “Vizinhanças” é o resultado dos encontros de duas turmas de formação básica em Artes Visuais da Escola, as turmas de Desenho e de Fotografia. Nela podemos ter contato com os processos de criação de jovens que estiveram na escola ao longo de todo ano de 2022 em aulas presenciais, experimentando essencialmente a relação entre linguagens e em exercícios e derivas por diferentes pontos da cidade de Fortaleza. Vizinhança se refere ao coletivo de pessoas compartilhando o mesmo espaço, nessa comparação, cada artista é como uma casa, habitando diferentes espaços de criação e invenção artística”, conclui.

Cursos básicos

O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 16 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Porto Iracema das Artes realiza exposição “Vizinhanças”
Data: 2 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público