Praça Luiza Távora é espaço de lazer para todas as idades

26 de janeiro de 2023 - 14:24 # # # # #

Ascom SPS - Texto e foto

Crianças, jovens e idosos utilizam equipamento que conta com brinquedropraça, pista de skate, academia ao ar livre e espaço para atividades físicas

O amplo espaço voltado para o lazer e o colorido das árvores, coqueiros, flamboyants e brincos-de-princesa, além da referência histórica dos castelinhos construídos na década de 1930 chamam a atenção de quem passa pela praça Luiza Távora, localizada na avenida Santos Dumont, bairro Aldeota. O público infantil é maioria, mas o local reúne frequentadores de todas as idades.

Durante todo o dia, as crianças circulam de bicicleta, skate, patins, jogam bola e ainda aproveitam a brinquedopraça, equipamento que integra o programa Mais Infância Ceará. Desde que a filha era bebê, Laise Mesquita, traz a pequena para brincar na praça. Agora com quase dois anos, Maria Isabel pede para vir todos os dias. “Para mim é um lugar perfeito para gastar a energia dela”, conta a mãe.

Moradora do bairro Aldeota, a auxiliar administrativa Thayany Almeida, 30, nasceu e cresceu na região e frequenta a praça Luiza Távora desde a infância. Hoje, ela traz o filho João, de sete anos, que aproveita os vários espaços que a praça oferece. “Na minha época não era tão bom como está agora. Foi uma grande evolução, principalmente na instalação da brinquedopraça que conta com piso especial para as crianças não se machucarem e a pista de skate onde meu filho deu os primeiros passos no esporte”, conta.

A Praça Luiza Távora passou, em 2021, por uma modernização com a construção da pista de skate, reforma da fonte (aberta diariamente entre 18h e 19h), revitalização dos castelinhos, restauro da imagem de Nossa Senhora de Fátima e intervenções paisagísticas. A reforma dos espaços foi feita pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e integra uma série de melhorias realizadas na Praça. O equipamento faz parte da rotina diária de muitas pessoas como o assessor turístico, Wilame Maia. “Cresci aqui no bairro, então sempre frequentei a praça. Faço minha caminhada e ao final uma oração aos pés da santa para começar o dia”, afirma.

Outro grande público da praça são os praticantes de atividade física como a aposentada Lourdes Costa que faz caminhadas e exercícios na academia ao ar livre. “Acho a praça muito bem cuidada, estão sempre limpando, arrumando. Aos fins de semana também trago meus netos para brincar”, destaca. A praça é gerida pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), onde funciona o complexo CeArt, com atendimento aos artesãos, e a loja Galeria Mestre Noza, reformada em 2021.

Quem visita a praça também conta com a opção de tomar um café com leitura em um vagão de trem da década de 30 ambientado com peças do artesanato cearense. Em março de 2022, o vagão de trem foi entregue reformado pela SPS. Através de um chamamento público, o Café Santa Clara implantou uma cafeteria em um dos castelinhos e é responsável pela ocupação e manutenção do vagão localizado na praça pelo período de cinco anos.

Em Fortaleza, há oito anos, o casal de Minas Gerais, Renata Magalhães e Márcio Valera, já conhecia a praça Luiza Távora, porém antes da reforma. Nesta semana, eles aproveitaram a folga para tomar um café no vagão de trem recuperado. “Quando mudamos para Fortaleza, morávamos aqui na região, mas agora estamos no bairro Presidente Kennedy. Vínhamos sempre aqui com nossa filha e notamos que a praça está muito melhor”, compara o engenheiro de produção. “O ambiente do café no vagão é muito bom, com livros, artesanato, pessoas lendo, rindo. Notamos que a praça não perdeu sua atividade com o passar dos anos, e ainda melhorou mantendo-se limpa, organizada. Muito gostoso estar aqui”, destaca a estudante de psicologia.

O lugar é também ponto de encontro de vizinhos que trazem os pets para passear, como os aposentados Hortencio Silva e Jair Rolim. “É um espaço muito bom para as crianças, para encontrarmos nossos amigos e passear com os cachorros. Venho aqui duas vezes ao dia”, afirma Hortêncio ao lado da cadelinha Duda. “É um lugar seguro para todas as idades”, complementa Jair, acompanhado do cachorrinho Luque. O local conta ainda com um posto da Polícia Militar que garante a segurança dos frequentadores.