Governador defende investimentos em infraestrutura, saúde e combate à fome em reunião com Lula e governadores

27 de janeiro de 2023 - 17:03 # # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Ricardo Stuckert/PR - Fotos

Outro tema abordado na reunião entre os governadores e o presidente Lula foi a Reforma Tributária.

O governador Elmano de Freitas participou, nesta sexta-feira (27), de uma reunião entre os governadores dos estados brasileiros e o presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília. A reunião teve o objetivo de ouvir as principais necessidades dos estados e regiões.

“A reunião foi muito positiva, [principalmente, por parte] do Presidente da República, de ouvir todos os governadores do Brasil para trabalharmos todos juntos os principais problemas do nosso país”, pontuou Elmano de Freitas.

Ainda na abertura da reunião, o presidente Lula considerou o encontro um marco para o fortalecimento da democracia. “Nós vamos mostrar ao povo brasileiro que o ódio acabou. Que o que aconteceu no dia 8 de janeiro não vai se repetir. Vamos recuperar a democracia nesse país, e a essencialidade da democracia é falar o que quer, desde que não obstrua o direito do outro falar. Por isso, eu falo que o Brasil vai voltar a normalidade”, declarou.

Demandas

Dentre as demandas comuns entre os governadores, Elmano ressaltou a volta do Minha Casa Minha Vida, o mutirão de cirurgias, a campanha contra a fome, as obras de infraestrutura e a retomada “com mais força” da Transnordestina, como de grande importância para o Ceará. Além disso, o governador também citou serviços de saúde e a liberação de recursos na segurança pública entre as demandas. “Estamos muito animados de estarmos juntos [União e Governo do Estado] pelo nosso povo”, salientou Elmano.

Filho de agricultor, Elmano de Freitas destacou, em meio às solicitações, a necessidade de obras de infraestrutura para facilitar a vida do povo do campo. “Hoje, nós discutimos algo muito importante para o mundo do campo, que é a parte da infraestrutura das nossas ferrovias, das modais de rodovias e de ferrovias, que considero fundamentais para que a gente possa escoar produção”, explicou.

Na tarde de ontem (26), o governador do Ceará já tinha adiantado que as demandas seriam entregues ao Governo Federal, por meio de documento, junto às demandas de todo o Consócio Nordeste.

Reforma tributária

Na área econômica, um dos assuntos abordados na reunião foi a Reforma Tributária. Questionado, o chefe do Executivo cearense salientou a importância do projeto. “Eu acho que é fundamental que a Reforma Tributária aconteça para simplificar, e favorecer a produção e geração de emprego no Brasil. [Mas também é fundamental] que ela atenda a desigualdade regional, pois nós temos regiões que precisam de maior atenção na reforma tributária”, finalizou Elmano.

Conselho da Federação

Ainda na tarde desta sexta-feira (27), o Governo Federal divulgou, em uma carta aberta, um dos resultados da reunião com os governadores. “Juntos criaremos um Conselho da Federação. Nele terão assento representantes da União, dos Estados e dos municípios visando definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados”, pontuou em carta.

Além disso, também foi estabelecido que por meio dos Consórcios Públicos, será buscado resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional.

Confira a carta na íntegra