Íris participa do I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: Ações Estratégicas, Políticas Públicas e Tecnologias

27 de janeiro de 2023 - 15:12 # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

Fomentar a promoção da igualdade de gênero, o acesso à informação e a cooperação para o desenvolvimento de uma cultura de paz foi o objetivo do “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: Ações Estratégicas, Políticas Públicas e Tecnologias”, realizado na quinta-feira (26). O Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, além de participar da programação, contribuiu na organização do evento junto à Universidade Federal do Ceará (UFC) e ao Laboratório de Pesquisa em Ciência de Dados da UFC (Insight Data Science Lab).

O momento de abertura do congresso contou com a participação do Cientista Chefe de Dados e Transformação Digital do Governo do Ceará, José Macêdo, e da vice-governadora Jade Romero. Na oportunidade, José Macêdo enfatizou que o debate e o uso de dados são fundamentais para a construção de políticas públicas e de ações de combate à violência de gênero.

José Macêdo ressaltou ainda que “é muito importante neste momento que nós façamos uma rede de colaboração e o congresso visa fomentar essa rede. A nossa intenção aqui é jogar luz sobre os problemas relacionados à violência de gênero e fomentar o uso de dados como uma ferramenta contra esse problema, integrando informações e criando plataformas de dados para melhorar a efetividade dessas ações”.

“A gente precisa ter mais homens sensíveis à questão da equidade de gênero. Equidade de gênero não é problema das mulheres, é problema de toda a sociedade”, enfatiza a vice-governadora, Jade Romero, ao falar também da importância do debate sobre a violência de gênero em todos os espaços da sociedade. Além disso, Jade cita o trabalho da Casa da Mulher Cearense, equipamento que atua como rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. “Esses espaços são importantes no acolhimento, na gestão da política”, enfatizou..

O congresso se concretiza também como um espaço para capacitar e qualificar o público-alvo mediante o aperfeiçoamento do conhecimento e o amplo debate a respeito de temas atuais.

A coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, presidiu o painel “Brasil e Portugal: os reflexos da violência de gênero”, com: a vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e presidente da Comissão Anamatra Mulheres, Luciana Paula Conforti; a professora auxiliar da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Sandra Tavares; e o coordenador de Inteligência de Dados do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Ricardo Gleidson de Vasconcelos.

Como parte da programação também aconteceu o lançamento do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”, de autoria de José Macêdo, Rebeca Quezado e Tiago da Silva. O evento completo está disponível no canal no Youtube do Insight Lab.