SSPDS-CE participa de reunião do MJSP com secretários para o fortalecimento e integração da Segurança Pública

27 de janeiro de 2023 - 12:07 # # # # #

Ascom SSPDS

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, participou de reunião, nessa quinta-feira (26), entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e os secretários estaduais de Segurança Pública. O encontro, realizado na cidade de Brasília, no Distrito Federal, teve como pauta o fortalecimento e a integração entre o MJSP e as forças de segurança estaduais e do Distrito Federal.

No evento, realizado no edifício-sede do MJSP, aconteceu a primeira reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) na nova gestão e teve como tema “Ministério da Justiça e Segurança Pública unindo forças com os estados e o Distrito Federal”.

A programação teve início com a abertura e a fala do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, por volta das 14 horas. Durante o encontro, foram abordados assuntos estratégicos relevantes aos governos estaduais e federal, como a adoção de políticas para otimizar os trabalhos das forças policiais nos estados e reforçar a integração com os órgãos do Governo Federal.

Para o secretário da SSPDS-CE, Samuel Elânio, a reunião foi bastante proveitosa. “Foram discutidas algumas ideias dos estados, dadas sugestões na questão da melhoria do repasse das verbas para os estados, como uma forma de desburocratizar. Além disso, todos os secretários expuseram as ações que vêm sendo desenvolvidas para a redução dos índices da criminalidade, com destaque para a preocupação com os índices de feminicídio em todo o país. Foi, portanto, uma reunião bastante produtiva, onde pudemos elencar problemas, criar metas, projetos e discutir pontos, bem como foi aberta a oportunidade de enviarmos sugestões de melhorias, Sugerimos que as reuniões entre os secretários de segurança possam acontecer a cada três meses, pelo menos”, frisou.

Além da integração entre as Forças de Segurança, foram abordados temas como o Fundo Nacional de Segurança Pública, emendas parlamentares, a capacitação dos profissionais da Segurança, a retomada do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e a Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). A programação também contou com informes sobre o Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) e a fala dos secretários.