Em 15 anos de atividade, Samu Ceará atendeu a mais de 538 mil ocorrências

28 de janeiro de 2023 - 11:03 # # # # #

Fátima Holanda e Silvia Bessa - Ascom Samu 192 Ceará - Texto
Fátima Holanda/Arquivo pessoal - Foto

Serviço possui a maior cobertura do Brasil, alcançando 183 dos 184 municípios cearenses

Quando a pequena Maria Grazielle nasceu, em Lavras da Mangabeira, no Sul cearense, uma equipe do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192) Ceará chegou a sua casa para oferecer os primeiros cuidados e levá-la ao hospital mais próximo. Distante dali, em Santa Quitéria, profissionais do órgão estavam na base quando um pai, em desespero, surgiu com a filha nos braços. A menina estava engasgada e, após ser socorrida, voltou a respirar.

Na região do Vale Jaguaribe, a equipe do Serviço foi acionada para transportar Maria Betânia até o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), em Fortaleza. A paciente de 55 anos estava infartando. Na ambulância, o protocolo de uso do trombolítico foi decisivo para a sua recuperação sem sequelas.

As três histórias são reais e se repetem cotidianamente nos atendimentos prestados pelo Samu Ceará, instituição que completa 15 anos nesta segunda-feira (30). O Serviço é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e administrado desde 2022 pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).

As atividades começaram em 2008, contemplando 14 municípios. Quatro anos depois, 46 municípios eram contemplados pelo suporte. Em 2013, 79. No ano seguinte, já eram 129 cidades assistidas – 71% do Estado.

De 2018 a 2020, a partir de um projeto de ampliação, a cobertura alcançou 100% do território cearense, com exceção da Capital, onde o serviço é municipalizado. Em uma década e meia, o órgão soma mais de 538 mil ocorrências e três milhões de ligações atendidas.

Em 15 anos, mais de três milhões de ligações foram atendidas pelo Samu Ceará

De acordo com diretor-presidente da Funsaúde, Manoel Pedro Guimarães, o novo modelo de administração do Samu Ceará vai prover maior agilidade nos processos e melhor fiscalização de contratos. “O que gera eficiência em todo o sistema e reduz custos”, afirma.

Resultado que pode ser percebido na diminuição do tempo-resposta às ocorrências nos últimos nove meses. “Temos muito a comemorar. Que venham muitos outros anos de crescimento e melhorias, e que o Samu possa se aprimorar cada vez mais, sempre cumprindo sua missão: salvando vidas, levando amparo e cuidando dos cearenses”, complementa o gestor.

Histórias de quem faz o Samu

O Samu Ceará possui 1.916 profissionais distribuídos em 121 bases de apoio, vinculadas a três Centrais de Regulação. Para a enfermeira Germana Moreira, atuante há 12 anos no Serviço, o atendimento pré-hospitalar (APH) requer da equipe muito preparo e suporte emocional. “Pois, em ocorrências, podemos nos deparar com situações em que uma boa saúde mental é necessária. Ser profissional de APH é gratificante. Socorrer e salvar vidas nos torna seres humanos mais realizados e gratos”.

Enfermeira Germana Moreira está há 12 anos no Samu Ceará

O desabamento do Edifício Andréa, em Fortaleza, em 2019, marcou a trajetória de Germana. O prédio residencial de sete andares ruiu, vitimando nove pessoas. Outras sete foram resgatadas com vida.

“Quando fomos acionados, já imaginei uma cena catastrófica, e realmente não foi diferente. Deparamos-nos com gritos, com latidos de cachorros, com pedidos de socorro. E foi difícil estar presente nesse contexto sem se comover”, lembra a enfermeira. “Algumas vítimas foram removidas dos escombros com êxito. A cena de pessoas mortas no local nos abalava a todo instante. Foram dias intensos, exaustivos, tristes, mas com algumas vitórias”, acrescenta.

O superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho, reforça que o Serviço é muito mais do que uma ambulância para transporte de pacientes. “É um órgão vital para trazer celeridade ao atendimento de qualidade à população”, diz. “Os trabalhadores deixam seus familiares em casa para ir ao plantão, para estar na rua, seja no sol ou na chuva, de dia ou na madrugada”, continua.

Superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho destaca a atuação do Serviço: “é muito mais do que uma ambulância para transporte de pacientes”

O Samu Ceará possui a maior área de atuação no Brasil. Com gestão tripartite, a União fornece as ambulâncias, custeando também a manutenção das viaturas, e o Estado mantém o quadro de profissionais de saúde. Os municípios, por sua vez, são responsáveis por disponibilizar as bases e preservar os locais.

Samu 192 Ceará

O Serviço funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde – formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de Enfermagem e socorristas. Para acionar o Samu, ligue 192.

Três Centrais de Regulação das Urgências (CRUs) – localizadas nos municípios de Eusébio, Sobral e Juazeiro do Norte – regulam 121 bases descentralizadas em todas as regiões cearenses.