Mais de 31 mil pessoas são capturadas em ações realizadas pelas polícias cearenses no ano de 2022

30 de janeiro de 2023 - 12:06 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Mais de 31 mil pessoas foram capturadas nas ações integradas realizadas pelas Forças de Segurança no Ceará em todo o ano de 2022. Durante o período, os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultaram em um total de 31.054 capturas em flagrante ou por força de mandado, em todo o Estado. Os números foram consolidados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Os indicadores coletados pela Geesp incluem os números referentes a prisões e apreensões registradas entre os meses de janeiro e dezembro de 2022. Durante o período, foi registrada uma média de 85 capturas por dia. Apenas no último mês de dezembro, 2.629 capturas foram realizadas pelas equipes policiais em todo o Estado.

De acordo com o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, o trabalho é resultado da integração e dos investimentos em Segurança e Inteligência. “Esse quantitativo de 31 mil capturas em 2022 só demonstra o trabalho integrado, o empenho e dedicação de todas as Forças de Segurança do Estado do Ceará. Somado a isso, existe o trabalho em paralelo e em conjunto das inteligências das Polícias Civil e Militar e da própria Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, que trabalham, lado a lado, para a redução dos crimes, e mostram que, com o investimento nas áreas de Segurança e Inteligência, os resultados surgem e os índices de violência são reduzidos”, afirmou o titular da pasta.

Outros números

Nas últimas semanas, outros números positivos foram divulgados pela SSPDS. No dia 12 de janeiro, foi divulgado um balanço com o resultado do trabalho da 12° Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE). Entre janeiro e dezembro de 2022, 979 pessoas que estavam desaparecidas foram localizadas em Fortaleza .

Já no último dia 9 de janeiro, foi divulgado que no último ano, mais de cinco toneladas de entorpecentes foram apreendidas em todo o Estado pelas Polícias cearenses. Durante o período, 5.684,21 kg de entorpecentes como maconha, crack e cocaína foram retiradas de circulação pelas equipes policiais.

Outro indicador positivo obtido pelas Forças de Segurança em 2022, divulgado no dia 5 de janeiro, apontou para uma redução de 10% nas mortes provocadas por crimes violentos no Ceará .