SSPDS-CE e CDL se reúnem para discutir estratégias de segurança para o Centro e o entorno de shoppings da Capital

30 de janeiro de 2023 - 16:15 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

O Centro, que fica localizado na AIS 4 de Fortaleza, teve redução de 13% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs)

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (30), com membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). Em pauta, a discussão de estratégias para fortalecer os trabalhos das Forças de Segurança, no Centro, localizado na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza, bem como o reforço na segurança em corredores comerciais e imediações de shoppings centers.

“A ideia é mantermos as estratégias que vínhamos adotando, pois tivemos redução de 13% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), no Centro, em 2022. Seguiremos mantendo o policiamento na região, aumentando a quantidade de câmeras de videomonitoramento, promovendo ações com o apoio do serviço de inteligência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) nos shopping centers, além de transferirmos o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) para a Avenida Monsenhor Tabosa. Esses foram alguns pontos que discutimos”, informou o secretário Samuel Elânio.

O uso das ferramentas tecnológicas, como o Sistema Agilis, e da inteligência da SSPDS/CE foi pontuado na reunião como um das estratégias para reforçar ainda mais a área do Centro, contando com a integração da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Polícia Militar, com um incremento do policiamento ostensivo, por meio de Indenização de Reforço ao Serviço Operacional (IRSO), do uso da cavalaria, do policiamento motorizado e em bicicletas.

“Ficamos muito satisfeitos com esse encontro para frisar as melhorias necessárias e fortalecer a segurança no Centro. Nós, empresários, temos um papel social e essa reunião ressalta o fortalecimento que a Segurança Pública tem dado para todos nós que fazemos o varejo”, destacou o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante.

Durante o encontro foram discutidos, ainda, o efetivo da PMCE no Centro, a transferência do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) para a Avenida Monsenhor Tabosa; ampliação do número de câmeras de videomonitoramento no Centro, entre outras ações.

Participaram da reunião o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo Nascimento Sousa; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Claúdio Barreto Sousa; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; além do presidente da Federação da CDL, Freitas Cordeiro; o diretor da CDL, Airton Boris; o diretor do Conselho Superior da CDL, João Sobrinho; o diretor do Conselho Benemérito da CDL, José do Egito; o diretor da CDL Jovem, Guilherme Colares; e o representante da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) no Ceará, Wellington Oliveira.

Redução dos CVPs no Centro

O último ano registrou uma redução de 13% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), no Centro de Fortaleza. Os dados foram extraídos da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). Segundo o balanço, foram 1.295 ocorrências, de janeiro a dezembro de 2022, em comparação a 1.489 casos registrados no mesmo período de 2021.