Cogerh recebe oficina de Segurança de Barragens promovida pelo Banco Mundial

31 de janeiro de 2023 - 12:03 # # #

Ascom Cogerh

2º Módulo da Oficina Análise de Risco e de Modo de Falha Potencial em Barragens (PFMA) ocorre durante esta semana na sede da Cogerh, em Fortaleza

A Gerência de Segurança de Infraestrutura (Gesin) da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) organiza nesta semana o 2º módulo da Oficina “Análise de Risco e de Modo de Falha Potencial em Barragens (PFMA)”, na sede da Companhia. O evento é promovido pelo Banco Mundial, por meio do Programa Japão-Banco Mundial para Integração da Gestão de Risco de Desastres em Países em Desenvolvimento.

O evento busca capacitar equipes responsáveis pela segurança de reservatórios por meio da troca de experiências entre outros órgãos, garantindo uma gestão mais fortalecida.

Nesta segunda-feira (30), foi esmiuçada a estrutura de concreto da Barragem do Açude Germinal, em Pacoti, onde irá ocorrer uma Inspeção Técnica nesta terça-feira (31). Essa visita servirá como base de estudos durante a semana para unir o conteúdo teórico com o prático por meio da metodologia da Oficina.

Em setembro de 2022, houve o 1º módulo da Oficina, em que foi analisada a barragem de terra do Açude Sítios Novos, em Caucaia. Na ocasião, o momento foi conduzido pelo perito internacional em Segurança de Barragens, Ignacio Escuder, e pelo especialista em Segurança de Barragens, Alejandro Pujol.

 

O Oficina tem representantes da Secretaria de Recursos Hídricos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Defesa Civil Estadual e Municipal, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), além de colaboradores dos Núcleos de Operação das Gerências Regionais da Cogerh.