Porto Iracema das Artes realiza Palestra Performática “Histórias de Dança”

31 de janeiro de 2023 - 14:42 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto e Foto

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na Associação Dança Cariri , em Juazeiro do Norte

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a Palestra Performática “Histórias de Dança”, com o artista Marcelo Evelin, tutor da 10ª edição do Laboratório de Teatro. A atividade ocorre na sexta-feira (3), às 19h, na Associação Dança Cariri, em Juazeiro do Norte. O momento de partilha é gratuito e aberto a todas as pessoas que se interessem em pensar e experimentar o corpo e a arte contemporânea.

A partir de um dispositivo de compartilhamento e participação direta do público, o coreógrafo Marcelo Evelin irá contar pequenas histórias de dança, fazendo folia na memória, atiçando a imaginação e resgatando vestígios do que ainda pode vir a ser. O artista está atualmente tutor do projeto “Corpo-Cabra”, integrante da 10ª edição do Laboratório de Teatro. Na ocasião da Palestra Performática, pretende estabelecer um diálogo sobre corpo, processo, criação, referência, dramaturgia e performatividade numa conversa redonda e cheia de pontas soltas, como descreveu Marcelo.

O coordenador do Laboratório de Teatro, Levy Mota, ressalta a importância da atividade.“Será uma oportunidade ímpar para artistas do corpo – e quem mais tiver interesse por dança, teatro, performance – de conhecer mais intestinamente o que move, porquê e como se move Marcelo Evelin, esse artista gigante, com quatro décadas de experiência nos palcos!”, afirma.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Sobre Marcelo Evelin

Marcelo Evelin é bailarino, coreógrafo e pesquisador. Vive entre Teresina e Amsterdam e trabalha no Brasil, Japão e em vários países da Europa como artista independente à frente da Plataforma Demolition Incorporada, baseada no CAMPO, um espaço de Residência para as Artes Performáticas em Teresina, no Piauí. Seus espetáculos “Ai Ai Ai”, “Barricada” e “La Nuit Tombe Quand Elle Veut” (criado em parceria com Latifa Laabissi) circulam atualmente por Teatros e Festivais do mundo. Ensina na Escola Superior de Artes de Amsterdam desde 1999 e vem criando projetos junto a Universidades e Cursos de Mestrado, entre eles ISAC (Bruxelas), Museu Reina Sofia (Madri), EXERCE (Montpellier) e CND (Paris). Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí, em 2022 estreou seu mais recente espetáculo “Uirapuru”.

Sobre o projeto “Corpo-cabra: corporeidades e masculinidades no Cariri” (Juazeiro do Norte) de Fagner Fernandes, Edceu Barboza e Elizieldon Dantas • Grupo Ninho de Teatro / Tutoria: Marcelo Evelin

A pesquisa cênico-etnográfica Corpo-Cabra: corporeidades e masculinidades no Cariri, parte da terminologia “Cabra” como um marcador colonial que imprime suas violências e desumaniza corpos de homens pretos-indígenas ao subjugá-los bichos. A partir desse fato histórico, objetivamos investigar através do corpo como o modelo hegemônico de homem imposto aprisiona as performances de masculinidades, sendo estas deflagradoras de violências de gênero e outras tantas.

Sobre a escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Palestra Performática “Histórias de Dança”, com Marcelo Evelin
Quando: sexta-feira, 3 de fevereiro, às 19h
Onde: Associação Dança Cariri (R. São Francisco, 836 – São Miguel, Juazeiro do Norte)
Público alvo: Pessoas interessadas nos temas corpo e arte contemporânea.
Gratuito e aberto ao público