Educadores dos CCIs participam de atividade formativa focada na habilidade da fala

1 de fevereiro de 2023 - 16:48 # # # # #

Ascom Seduc - Texto
Carlos Gorila - Foto

A Secretaria da Educação (Seduc) sediou, nesta quarta-feira (1º), uma atividade formativa direcionada aos gestores e professores dos Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) da rede pública estadual de ensino. A ação consistiu de uma palestra, que teve como tema “Creating a safe speaking environment”, ministrada pelo gerente de consultoria acadêmica da editora Cambridge University Press, Luiz Rose.

A palestra possibilitará aos educadores a reflexão acerca do ensino de Línguas Estrangeiras, principalmente no que diz respeito à criação de um ambiente favorável à aprendizagem do estudante, potencializando sua habilidade de conversação.

De acordo com Luiz Rose, a ideia é ampliar o repertório de possibilidades a serem utilizadas pelos professores, no intuito de estimular os alunos a se comunicarem melhor e com mais segurança.

“Existem estratégias que os docentes podem colocar em prática para fazer com que os estudantes se sintam seguros e à vontade na hora da conversação. Um exemplo disso é quando o professor dá espaço para os alunos pensarem no que vão falar, em vez de terem que responder de bate-pronto, o que poderia fazê-los sentir inseguros. Outra estratégia é fazer atividades mais imersivas, para que haja participação mais efetiva da turma”, explica Luiz.