Passarela de acesso ao Polo de Lazer do São João do Tauape é entregue e garante mais segurança a pedestres

2 de fevereiro de 2023 - 12:16 # # #

Ascom Casa Civil - Texto
José Wagner - Fotos

Localizada na região do bairro São João do Tauape, a passarela sobre a avenida Raul Barbosa, que interliga o Polo de Lazer à área residencial do bairro, foi liberada para uso nesta quinta-feira (2). O governador Elmano de Freitas foi ao local conferir como ficou o equipamento.

Para ele, a entrega da passarela é uma conquista para a comunidade do São João do Tauape e bairros vizinhos, além de interferir diretamente no fluxo de carros que trafegam pela Avenida Raul Barbosa. “Melhora o fluxo do trânsito de Fortaleza e, ao mesmo tempo, garante segurança aos moradores da região que todo dia vêm aqui para ter um momento com a família e podem agora fazer essa passagem com segurança. É um ambiente de esporte, de pacificação e de convivência da comunidade”, ressaltou Elmano de Freitas.

A passarela foi construída com o objetivo de tornar mais eficiente e seguro o acesso ao Polo de Lazer do São João do Tauape, facilitando o trânsito de pedestres na região. Com a liberação da passarela acontece a desativação do semáforo de pedestres, antes instalado para a travessia. O novo equipamento contou com investimentos de R$ 2,2 milhões. O governador enfatizou ainda a preocupação com o material utilizado na construção com aqueles que têm alguma dificuldade de locomoção, como as pessoas com idade mais avançada. “O piso é para garantir que não tenha nenhum tipo de dificuldade para idoso, para não ter queda”, lembrou.

Com comprimento total de 96 m² e 5,9 m² de altura, a passarela tem fundação de concreto, com estrutura metálica, piso de concreto e aço. Entre os serviços executados sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP), foram concretados os segmentos de rampa, instalados corrimãos da passarela, além da urbanização e paisagismo da praça e do estacionamento construído próximo à estrutura do lado oposto ao polo de lazer.

Travessia segura

Moradora há 32 anos do bairro, a auxiliar de cozinha Clebiane Rebouças destacou a importância da passarela para a população que utiliza o Polo como opção de lazer e convivência enre amigos e famílias. “É uma grande satisfação e segurança para nossas crianças que moram aqui na comunidade do São João do Tauape. Agora, a gente se sente mais segura. Tenho três filhos e a pracinha (Polo) está sendo uma oportunidade de lazer para nossas crianças aqui do bairro. Graças a Deus deu tudo certo, concluíram a obra com sucesso e estamos aproveitando”, enfatizou Clebiane.

O Polo de Lazer do São João do Tauape está implantado na Área Raul Barbosa do Parque Estadual do Cocó. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Vilma Freire, é uma excelente opção de diversão para toda a família, em um espaço de 7.300 metros quadrados (m²), com quadra poliesportiva de areia, areninha, pista de skate, brinquedopraça e aparelhos de ginástica, vestiários e estacionamento. “E o mais importante, a exuberante natureza da Unidade de Conservação estadual, Parque do Cocó”, disse.

O músico Misael Rodrigues mora na Sapiranga, mas trabalha próximo ao Polo de Lazer do São João do Tauape. Diariamente ele atravessa a avenida e, agora, comemora a liberação do equipamento. “Eu passava muito pelo semáforo que tinha, mas essa nova passarela significa, não só para mim, que moro em outro bairro, mas para essa comunidade, uma grande segurança”, disse.