Bebê nasce dentro de ambulância do Samu 192 Ceará, entre Tianguá e Ubajara

3 de fevereiro de 2023 - 17:43 # # # #

Fátima Holanda - Ascom Samu 192 - Texto
Divulgação - Foto

Com 34 semanas de gestação, Michele Moraes deu à luz a Miguel com suporte de profissionais do Serviço

O nascimento do pequeno Miguel, nesta sexta-feira (3), contrariou todas as previsões. Quatro semanas antes do esperado, Michele Moraes, de 30 anos, deu à luz o filho dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, entre as cidades de Tianguá e Ubajara, na Serra da Ibiapaba.

A equipe do Serviço lotada em São Benedito, município da região, atendeu à ocorrência por volta das 5h10min. Com 34 semanas de gestação, Michele entrou em trabalho de parto prematuro, precisando ser transferida a um hospital de referência. “Nunca esperei que ele fosse nascer dentro de uma ambulância”, destacou a mãe de Miguel.

De acordo com a equipe do Samu Ceará, o recém-nascido teve uma parada respiratória, prontamente revertida pelos profissionais. “A equipe foi maravilhosa. Eles são pessoas ótimas e me acalmaram bastante”, lembra Michele.

Recém-nascido com 2,8 kg, Miguel é o caçula de três filhos. A assistência foi continuada no hospital municipal de Tianguá.

Esta foi a primeira vez que a enfermeira Érika Barreto (à direita) realizou um parto dentro de uma ambulância. “Ver a mãe feliz pelo trabalho prestado pelos profissionais do Samu Ceará é emocionante”, afirma.Também atuaram na ocorrência o condutor socorrista Júlio César e o médico Simão Pedro.

O Samu 192 Ceará é gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).