Comissão Gestora avança na elaboração do Plano de Gestão Proativa de Seca para açudes Fogareiro e Quixeramobim

3 de fevereiro de 2023 - 12:39 # # #

Ascom Cogerh - Texto e fotos

A Comissão Gestora do Sistema Fogareiro-Quixeramobim realizou, nesta quarta-feira (1), na Gerência Regional da Cogerh de Quixeramobim, reunião para discutir mais uma etapa do Plano de Gestão Proativa de Seca para os açudes Fogareiro e Quixeramobim.

O documento é construído pelo Programa Cientista chefe de Recursos Hídricos, em parceria com a Cogerh, Funceme, Comitê da Sub-bacia hidrográfica do Rio Banabuiú e com a Comissão Gestora do Sistema Hídrico, com base no planejamento estadual de seca pioneiro do Brasil.

A pesquisadora Daniela Costa, da Universidade Vale do Acaraú (UVA), resgatou as discussões iniciadas em 2022 e explicou a estratégia metodológica do Plano de Seca do hidrossistema, destacando as fases do diagnóstico, planejamento e a execução.

Instituições centrais dos processos de decisão e alocação de água do estado também estão envolvidos no planejamento dos Planos de Secas. É o caso dos Comitês de Bacia Hidrográfica – no caso das Regiões Hidrográficas – e das Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos, para os hidrossistemas, ambos atuando com apoio técnico da Cogerh.

“A contribuição dessas entidades locais é fator central para o entendimento do contexto local e, consequentemente, para o sucesso na construção do plano”, explicou Elano Joca, diretor de Planejamento da Cogerh.

O projeto é financiado pela Cogerh, pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap) e pelo Governo do Estado do Ceará.

A próxima Reunião ficou encaminhada para o dia 2 de março, sendo recomendado que cada membro elencasse as experiências positivas vivenciadas na seca que devem ser replicadas e também as negativas, além de ações que poderiam ser desenvolvidas para diminuir os efeitos da seca.