Domingo tem Bloquinho Viva o Parque no Cocó

3 de fevereiro de 2023 - 15:30 # # # #

Ascom Sema

Na manhã do próximo domingo (5), o Viva o Parque continua. O projeto será realizado na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza; no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia; e no Crato, na Arie Riacho da Matinha. No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió, Maranguapinho e Matinha, de 8h às 12h, e no Botânico, de 9h às 13h.

Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Viva o Parque é uma boa e saudável alternativa, desenvolvida pelo Governo do Ceará, para oferecer à população cearense a oportunidade de se reaproximar da natureza por meio de atividades gratuitas de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, em áreas verdes públicas. Na programação, tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

Bloquinho Viva o Parque

No Cocó, além da programação prevista pelo projeto, para acontecer nas tendas, vai ter pré-carnaval por conta do Bloquinho do Viva o Parque. A secretária do Meio Ambiente, Vilma Freire, explica que a atividade une carnaval e educação ambiental. “Preparamos atividades específicas para o período da folia. Vai ter muita alegria com marchinhas, axé, samba, pagode e muito mais”, disse, destacando que o projeto propicia à população cearense, a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades gratuitas de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. Na programação do Bloquinho está previsto um painel de LED com informações ambientais.

No Parque do Cocó, no horário de 8h às 13h, tem também a opção de navegar pelas águas do Cocó e curtir Fortaleza a partir das belezas naturais do rio cercado de rica fauna e flora. Tem viagem de 20 minutos, de uma hora e dez minutos e outra de duas horas. Nestas duas últimas, o capitão do barco, Tenente Araújo, faz uma paradinha ao lado da ponte da Sabiaguaba para um “bom banho de rio”. É importante destacar que para fazer os dois passeios mais longos, é preciso agendamento prévio por meio do telefone (85) 98527-8216.

Samuzinho na Área Adahil Barreto

E as novidades continuam. A Área Adahil Barreto do Parque do Cocó vai receber o Projeto Samuzinho, no domingo (5), no horário de 8h30 às 11h. A iniciativa promove educação em primeiros socorros para crianças e adultos. A atividade faz parte das comemorações dos 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. Idealizada pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do órgão, a ação compartilha informações sobre como agir em casos de desmaio, engasgo, crise convulsiva, parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral (AVC), ataque por animais peçonhentos, dentre outras situações de emergência.

Crato, Botânico, Maranguapinho e Curió

No Crato, o primeiro município do interior do Ceará a receber o projeto, que acontece no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, na Arie Riacho da Matinha. No Botânico, além de todas as atividades do Viva o Parque, o público ainda pode passear nos pedalinhos do lago e curtir uma boa refeição em família, na área dos quiosques, ao lado do espelho d’água. O Botânico tem 6 km de trilhas em meio a uma exuberante natureza. Na APA do Maranguapinho e na Arie do Curió, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para as crianças, coordenam as atividades.

Saiba mais

Além das atividades oferecidas no âmbito do Viva o Parque, as UCs oferecem espaços para a realização de piqueniques, aniversários e confraternizações entre familiares e amigos em meio a rica biodiversidade das áreas protegidas. No Cocó e na Arie do Sítio Curió, por exemplo, tem o Bosque do Bom Viver com minicampo de golfe, cancha de bocha e mesas para jogos de dama e de xadrez. O arvorismo do Cocó também acontece aos sábados e feriados, nos horários das 8h às 12h e das 14 h às 17h. Para a prática do esporte é necessário gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg.

Serviço

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N – Fortaleza

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 13h
Endereço: CE 090, KM 3, próximo ao posto da Polícia Rodoviário Estadual (PRE) no entroncamento das CE O90 e 085 – Caucaia

Arie do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, S/N, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda – Fortaleza

APA do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro – Fortaleza

Arie Riacho da Matinha
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante – Crato