Estação das Artes recebe Coco de Praia do Iguape, show de Mumutante e feira de vinil neste primeiro fim de semana de fevereiro

3 de fevereiro de 2023 - 16:01 # # # #

Ascom Estação das Artes
Thiago Nozi, Thiago Matine e Camila de Almeida - Fotos

Atividades gratuitas compõem grade de programação artística do equipamento nesta sexta, sábado e domingo

O primeiro fim de semana de fevereiro chega com cultura tradicional popular, programação LGBTQIAPN+ e feira de vinil no Complexo Cultural Estação das Artes. Serão três dias de atividades gratuitas e voltadas para todos os públicos no espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Já nesta sexta (03), de 18h às 19h, a Praça da Estação vira palco para o Coco de Praia do Iguape, com Mestre Chico Casueira. A apresentação propõe difundir essa importante manifestação popular, oriunda dos pescadores do litoral do Ceará. No caso do grupo em questão, há um sapateado diferente, que utiliza-se do contratempo da música. O espetáculo possibilita a interação e participação do público, da mesma forma como a brincadeira é feita nas comunidades.

O sábado (4) é de Estação da Diversidade. A programação artística tem início às 16h com uma Feira de Empreendedorismo LGBT organizada e idealizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB). Entre os expositores, artistas, artesãos e produtores independentes. O objetivo é colaborar diretamente para a autonomia financeira e econômica dessas pessoas e incentivar o comércio local, bem como possibilitar a esse público momentos de interação, trocas de experiências culturais e artísticas e, consequentemente, subsidiá-las para o fortalecimento da participação política.

Domingo na Estação

O domingo também promete com a quinta edição da Feira Mais Vinil. O movimento idealizado por Thiago Borges Duarte, proprietário da loja Direct Discos, surge com o propósito de fortalecer cada vez mais a cena do vinil, desde a valorização dos discos como um documento histórico musical que deve ser protegido e apreciado ao longo do tempo, como o fortalecimento e desenvolvimento de novas atividades socioculturais e econômicas do setor.

Para este Domingo na Estação, estão confirmados os expositores Direct Discos, 78 Rotações Discos e Áudio, Freelancer Discos, Hi-FI 6 Discos, Sonoro Discos, Marlee’s Vinyl, Pablo Discos e Afins, Vinil Casagrande, Sebo Benfica e Sergio Almeida. Além disso, o DJ Albano Selector conduz o som na Gare até 12h30.

Durante a manhã, a pintura infantil também é garantida para a criançada, que poderá manusear ludicamente pincéis, tintas coloridas e papel craft, em ação desenvolvida e orientada pelos monitores do Complexo Cultural.

A feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE também estará em funcionamento até às 15h, acompanhando o som do Chorinho. Lembrando que é proibido o acesso ao equipamento com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsas térmicas.

Confira a programação completa

Sexta (03/02)
18h às 19h – Coco de Praia do Iguape, com Mestre Chico Casueira
Local: Praça da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito, com último acesso ao equipamento às 19h30.

Sábado (04/02)
16h às 21h – Feira Empreendedora LGBTQIAPN+
17h – Performance “Lugar de Fala”, de Sol Silar
18h – Performance “Rastros para uma enunciação ecotravesti”, de Lyz Vedra
19h às 20h30 – Show Mumutante
21h – Encerramento das atividades

Local: Gare da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: 18 anos. Pessoas menores de idade podem entrar após assinatura do Termo de Responsabilidade pelo responsável legal logo na entrada.
Gratuito, com distribuição de 1.500 pulseiras a partir das 16h, uma por pessoa. Saída com retorno e último acesso às 20h30.

Domingo (05/02)
9h às 12h30 – DJ Albano Selector
9h às 15h – Feira Mais Vinil
9h às 12h – Pintura infantil
12h30 às 15h – Chorinho na Estação – 4ª Cena – Choro Cabuloso, com Caetano Brasil (MG), Lucas Maciel (BA), Bob Mesquita, Thesco Carvalho, Tito Freitas, Lucas Marques, Thiago Silva, Tauí Castro e Rodrigo Tembiú.

Local: Gare da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito. Último acesso às 14h30

Programação da Estação das Artes

Sex – 17h às 20h
Sáb – 16h às 21h
Dom – 9h às 15h

Todas as quartas, a partir das 17h, atividades do Projeto Naca na Praça da Estação das Artes.

Feiras do Mercado AlimentaCE

Sáb – 16h às 21h
Dom – 9h às 15h

Exposições do Museu Ferroviário na Estação

Qui e Sex – 12h às 20h (última entrada às 19h30)
Sáb e Dom – 9h às 15h (última entrada às 14h30)

Exposições da Pinacoteca

Qui e Sáb – 12h às 20h (última entrada às 19h30)
Dom – 10h às 18h (última entrada às 17h30)

*Horários sujeitos à mudança, com divulgação prévia nos nossos principais canais de comunicação