EJA do Colégio Militar dos Bombeiros está com inscrições abertas

6 de fevereiro de 2023 - 16:35 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) está com inscrições abertas para a sua turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 2023. São ofertadas 30 vagas dentro da modalidade de ensino voltada ao público que não completou os estudos, ou não teve acesso à educação formal na idade certa. A pré-inscrição é on-line e realizada por meio do preenchimento de formulário eletrônico.

Após a inscrição, os interessados precisam comparecer ao Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, situado na rua Adriano Martins, 435, Jacarecanga, em Fortaleza, entre 18h e 21h. A documentação exigida, incluindo cópias e originais, é a seguinte: pasta escolar, originais do RG e CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e comprovante de escolaridade.

A EJA do Ensino Médio do Colégio do Corpo de Bombeiros possui aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, no período noturno. Os interessados devem ter a idade mínima de 18 anos no ato da matrícula. A duração do curso é de um ano e meio.

Breve histórico

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CBMCE) Escritora Rachel de Queiroz foi criada no ano 2000. No início, a EJA tinha como objetivo a formação de bombeiros e funcionários da corporação que ainda não haviam concluído o Ensino Médio. Em seguida, foram incorporados os familiares dos bombeiros e, só então, a população da capital.

O curso já formou mais de 1.300 estudantes e, atualmente, conta com quatro turmas de 25 alunos cada. “Muitos jovens e adultos procuram o projeto como uma forma de mudar de emprego, ou ingressar em uma universidade”, enfatiza o diretor do colégio, o tenente-coronel Albert Arruda. “Por isso, é um projeto importante na vida das pessoas que querem ter a oportunidade de crescer profissionalmente”, conclui.