Em Russas, Programa Água Doce oferta mais de 600 garrafões de água potável por mês

6 de fevereiro de 2023 - 11:07 # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto

Através do Programa Água Doce (PAD) e da parceria entre os governos federais, estaduais, municipais e a sociedade civil é estabelecida uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. No Ceará, 252 comunidades de 44 municípios consomem água potável através dos sistemas de dessalinização do PAD. Em Russas, na microrregião do Baixo Jaguaribe, o sistema do Assentamento Mundo Novo beneficia mais de 100 famílias, além de ajudar órgãos municipais de saúde e educação. Ao todo, o Assentamento oferta mais de 600 garrafões por mês.

“Hoje, o sistema de dessalinização é a salvação da nossa comunidade, todas as casas consomem água de qualidade e com isso as doenças diminuíram. Nós cobramos um valor simbólico de R$ 1,00 por garrafão, que nos ajuda nas manutenções rápidas do sistema e no custo da equipe que participa do sistema gestor. No último mês de dezembro o sistema ofertou mais de 700 garrafões, por conta das altas temperaturas”, explica a presidente da Associação dos Moradores do Mundo Novo, Aldeniza Santos.

Além das famílias do assentamento, o sistema também abastece as casas da comunidade vizinha da Lagoa Grande além das escolas de ensino básico e postos de saúde, ambos são isentos do pagamento.

Programa Água Doce

Fruto de uma parceria entre o Governo Federal e dos Governos Estaduais, o Programa Água Doce visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, atuando por meio de 4 componentes temáticos: sistema de dessalinização, sistema produtivo, sustentabilidade ambiental e mobilização social para a gestão dos sistemas.