Formação técnica: turmas do Pronatec retornam às aulas no ano de 2023

6 de fevereiro de 2023 - 16:28 # # # # #

Ascom Seduc - Texto
Arquivos pessoais - Foto

As turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Ceará retornaram às aulas no último dia 1º. A ação, que oferece cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Comércio e Finanças a alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, ocorre atualmente em 33 municípios, totalizando 44 turmas.

A formação teve início entre os meses de abril e maio de 2022, com 1091 alunos atendidos, e a previsão é de que se conclua em julho deste ano.

O programa, criado pelo Governo Federal, é composto por um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da política de educação profissional e tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica. Toda a oferta de cursos do Pronatec é gratuita. A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) atua como parceira da iniciativa.

Os cursos técnicos de Contabilidade, Comércio e Finanças têm carga horária de 800h, enquanto o curso de Administração conta com 1200h de formação. As aulas do programa ocorrem no contraturno escolar.

Atualmente, as turmas do Pronatec estão presentes nos seguintes municípios cearenses: Caucaia, Itapajé, Itapipoca, Acaraú, Itarema, Camocim, Tianguá, Sobral, Santana do Acaraú, Canindé, Ocara, Horizonte, Cascavel, Jaguaruana, Russas, Pereiro, Jaguaretama, Quixadá, Crateús, Madalena, Monsenhor Tabosa, Mombaça, Tauá, Iguatu, Icó, Várzea Alegre, Nova Olinda, Lavras da Mangabeira, Barbalha, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Milagres e Fortaleza.

Saiba mais sobre o Pronatec