Indução ao parto vaginal: saiba quando o procedimento é recomendado

6 de fevereiro de 2023 - 11:18 # # # # #

Teresa Fernandes -Ascom HRN - Texto e foto

Método pode ser mais seguro do que cesárea

Gestantes de alto risco e com comorbidades como hipertensão crônica, pré-eclâmpsia (acima de 37 semanas de gestação) e corioamnionite (infecção grave) são eletivas ao parto vaginal, evitando complicações. Nestes casos, quando a paciente não entra em trabalho de parto espontaneamente, a equipe multiprofissional da Obstetrícia do Hospital Regional Norte (HRN) avalia os critérios para a indução.

A unidade, situada em Sobral, é vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

A coordenadora de Enfermagem da Obstetrícia do HRN, Larissa Cunha Alves, pondera que o parto vaginal pode ser mais seguro para a gestante e para o bebê do que a cesárea.“Em casos de hipertensão gestacional, há um risco maior de hemorragia se o parto tiver intervenção cirúrgica. Pacientes com corioamnionite também correm risco se o parto for por via abdominal”, ressalta Alves.

Ela explica, ainda, que a indução ao parto vaginal é realizada com auxílio de medicação. “Não é um processo doloroso. O método também prepara o colo para ser dilatado”, afirma.

Foco no bem-estar

Para a conduta, é fundamental priorizar o bem-estar da parturiente e do feto. “Monitoramentos fetais e exames como cardiotocografia avaliam o conforto e garantem mais segurança“, ressalta a enfermeira.

A cardiotocografia anteparto utiliza um aparelho específico com sensores para captar os batimentos cardíacos do bebê, além da frequência e da intensidade de contrações uterinas.

Grávida pela quarta vez, Antonia Iva Abreu dos Santos, de 25 anos, passou por uma indução ao parto vaginal e aprovou o procedimento. “Vale a pena porque é rápido e a recuperação, também”, diz.

A jovem recebeu medicação para estimular as contrações. A recém-nascida Thayllane veio com 39 semanas e 2 dias de gestação. Iva tem um outro filho, de 5 anos, também nascido de parto vaginal, e sofreu dois abortos.