Escolas dão início à Avaliação Diagnóstica 2023.1 para alunos da rede estadual

7 de fevereiro de 2023 - 12:28 # # # #

Ascom Seduc - Texto

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) iniciou, na última segunda-feira (6), a Avaliação Diagnóstica 2023.1 dos estudantes da rede pública estadual de ensino do Ceará. Serão avaliados os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, História, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

As turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ano I e turmas de 1ª série noturnas receberão um teste específico para as áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As escolas indígenas também receberão um teste contextualizado.

A Avaliação Diagnóstica busca mensurar a presença ou ausência de conhecimentos e habilidades a fim de detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Os resultados obtidos com esta ação permitirão uma análise mais direta da prática educativa, e possibilitarão a redefinição de princípios e métodos de desenvolvimento do trabalho pedagógico, na perspectiva de que as mudanças poderão auxiliar na superação de dificuldades detectadas.

A reflexão sobre os dados propiciará, em cada escola, a implementação de intervenções pedagógicas que favoreçam o processo de consolidação de competências básicas de todos os estudantes, ao longo do ano letivo de cada série do Ensino Médio.

A Avaliação Diagnóstica encerra-se no dia 17 de março. A iniciativa ocorre por meio da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade), da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) e do Programa Cientista Chefe em Educação.