Movimentação nos aeroportos do Ceará apresenta aumento de 45,19% em 2022

7 de fevereiro de 2023 - 11:59 # # # #

Ascom Setur - Texto
Davi Pinheiro e Marcos Studart - Fotos

Aeroporto Internacional de Fortaleza

A movimentação nos aeroportos do Ceará apresentou um aumento de 45,19% no ano de 2022 na comparação com 2021. De acordo com dados levantados pelo Departamento de Estudos e Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), cerca de 6.585.224 passageiros passaram pelos terminais.

“Esse cenário reflete a recuperação das atividades após a pandemia da Covid-19 no Ceará e acompanha o crescimento da nossa malha aérea, que se consolida tanto com voos regionais como nacionais e internacionais”, avalia a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque.

Só pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza embarcaram e desembarcaram cerca de 5.748.891 passageiros, ao longo de 2022, ante 3.971.382 registrados em 2021.

Outro portão de desembarque no Ceará, o Aeroporto de Juazeiro do Norte teve um crescimento de 27,61% no número de passageiros e de 21,06% em aeronaves. No total, passaram pelo terminal 508.194 viajantes, segundo a administradora do equipamento, a Aena Brasil.

Nos aeroportos regionais, administrados pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), do Governo do Ceará, o saldo também foi positivo. O terminal de Jericoacoara, por exemplo, teve um crescimento expressivo de 101,30% na sua movimentação, o que corresponde a 312.353 passageiros e 47,78% de aeronaves.

Aeroporto Regional de Jericoacoara

Oferta de voos

Atualmente, o Ceará conta com 18 voos diretos para diversos estados do Brasil, como Belém, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo (Conhonhas e Guarulhos). Além de setes destinos regionais, fortalecendo a estratégia de interiorização do turismo. São eles: Jericoacoara, Aracati, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, São Benedito e Sobral.

Destinos internacionais

O estado conta também com voos internacionais para destinos, como Lisboa, realizados pela TAP; Paris, pela Airfrance; Miami, por Gol e Latam; e Buenos Aires, pela Gol.

As viagens por essas operadoras representam 52% do total de visitantes que chegam ao estado em voos diretos. O restante dos passageiros internacionais chegam ao Ceará por outros portões: exemplos são Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal.

Há ainda voos realizados pelas empresas VoePass e Azul Conecta, que também estão em franca atuação no estado.