Semace e Ibama se unem para melhorias no Centro de Triagem de Animais Silvestres

7 de fevereiro de 2023 - 10:40 # # # #

Ascom Semace - Texto
Walber Feijó e Roberto Cavalcante - Fotos

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fazem a gestão compartilhada do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Ceará, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

Dentro desse compartilhamento, cada um dos órgãos têm designações definidas de atuação. O Cetas, que é um equipamento da estrutura do Ibama, tem como meta receber os animais silvestres provenientes de atividades de fiscalização, apreensões, resgates e entregas voluntárias, com o intuito de depois da recepção, triagem, avaliação e reabilitação, possa ocorrer a soltura desses animais no meio ambiente.

Cabe à Semace prover uma equipe de trabalho para que o Cetas funcione com mais qualidade, como faz com a Diretoria de Fiscalização (Difis). E, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, ocorreu evento de treinamento para essa equipe, promovido pelo Ibama, com os instrutores Walber Feijó, Alberto Klefasz e Christina Whiteman.

O treinamento contou com o seguinte conteúdo programático: Estrutura e Organograma do Cetas, Siscetas, EPI e material de Contenção, Nutrição e Manejo Alimentar, Antropozoonoses e Segurança Sanitária, Manejo Sanitário do Cetas.

Com isso, o Ibama vai cumprindo seu papel no compartilhamento das responsabilidades, que é prestar treinamento para os servidores da Semace agirem sempre com qualidade em suas atividades.