Zona de Conexão realiza agendamentos gratuitos para artistas e profissionais da cultura

7 de fevereiro de 2023 - 17:12 # # # #

Ascom Porto Dragão - Texto e foto

A iniciativa possibilita o acesso a um local estruturado para o desenvolvimento de projetos voltados para a Economia da Cultura

Estimulando o empreendedorismo e a inovação em rede nas áreas das artes e da cultura, o Hub Cultural do Ceará realiza agendamentos das pessoas interessadas no uso compartilhado de um espaço de trabalho público e gratuito. O espaço de coworking cultural Zona de Conexão torna acessível um local estruturado para reuniões de trabalho, encontro de fóruns, criação e desenvolvimento de projetos individuais e coletivos, além de oferecer a possibilidade de criar conexões criativas, culturais e colaborativas entre estes agentes. Para realizar cadastro e solicitar agendamento, basta acessar 

Zona de Conexão é uma iniciativa do Hub Cultural do Ceará, programa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) voltado para a Economia da Cultura. Tem sua base operacional no Centro Cultural Porto Dragão e amplia sua atuação para diversos territórios do Ceará.

O mercado de trabalho nas áreas da cultura no Brasil representava 5,6% da população ocupada do país em 2020, somando 4,8 milhões de pessoas. Os dados levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram ainda que a principal categoria de ocupados no setor era o trabalhador autônomo, equivalente a 41,6% do total, demonstrando um aumento da taxa de informalidade em comparação ao ano anterior.

Com a taxa de informalidade crescente e dinâmicas de trabalho marcadas pela intermitência e polivalência das atividades exercidas, diversos são os desafios enfrentados pelos trabalhadores da cultura. Com foco nos artistas, gestores e produtores locais, o Zona de Conexão do Hub visa atender as necessidades desses profissionais através da utilização de um ambiente compartilhado estruturado para a realização de encontros de trabalho cujos focos sejam o desenvolvimento de projetos ligados à Economia da Cultura e que fortaleçam o campo cultural e sua diversidade.

Como funciona

Entre os serviços oferecidos estão a utilização da sala de trabalho que dispõe dos serviços de internet (Wi-fi), mesas e cadeiras apropriadas, ar-condicionado, projetor e material de escritório, mediante prévio agendamento. Além disso, é possível aproveitar os espaços e programações já conhecidas do Centro Cultural Porto Dragão, como lanchonete, área de convivência, banheiros e teatro.

A iniciativa também oferece a possibilidade de acesso a assessorias, consultorias, masterclasses especializadas, entre outros eventos do programa do Hub Cultural do Ceará, para aqueles que tiverem interesse em fazer parte da Comunidade HUB, agregando valor ao desenvolvimento de suas ideias e projetos e fortalecendo sua atuação em rede de colaboração.

Para se tornar usuário(a), é necessário realizar cadastro através do formulário disponível no link , no qual a pessoa interessada poderá indicar a finalidade desejada de utilização e agendar seus horários de uso do espaço.

O espaço se encontra no Centro Cultural Porto Dragão, localizado na Rua Bóris, 90-C, na Praia de Iracema, e faz parte do complexo de equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Hub Cultural do Ceará

Incubado no Centro Cultural Porto Dragão, o Hub Cultural do Ceará é um programa da Secult Ceará com foco no desenvolvimento e fortalecimento da Economia da Cultura. Tem foco na produção, promoção e formação de projetos e conteúdos criativos nas diversas linguagens artísticas, tecnologias, acessibilidade e áreas técnicas da cultura. Visa qualificar profissionais para o mercado local e nacional, a partir de suas atividades de assessorias, consultorias, atividades de incubadora para desenvolvimento de projetos e novos modelos de negócios para o campo das artes e da cultura.

Serviço

Zona de Conexão – coworking do Hub Cultural do Ceará
Agendamentos gratuitos