Ceará tem maior proporção de alunos do ensino fundamental matriculados em tempo integral no Brasil

8 de fevereiro de 2023 - 15:23 # # # # #

Julianna Sampaio - Ascom Seduc - Texto
Helena Santos - Foto

Dados do Censo Escolar 2022 foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (8)

O Ceará possui a maior proporção de alunos em tempo integral matriculados na rede pública de ensino fundamental em todo o Brasil. Com 41%, o percentual é maior do que a média apresentada pelo país, que é de 14,4%. O dado faz parte do Censo Escolar da Educação Básica 2022, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (8).

No Ensino Médio, o Ceará ocupa a terceira posição do país em relação à parcela de estudantes da rede pública matriculados no modelo de jornada ampliada, com taxa de 42,1%. A proporção de alunos cearenses nessa modalidade é maior que a média do Brasil (20,4%).

“Precisamos garantir que as crianças e jovens frequentem as escolas. Esse é um desafio. E são os dados e os números que vão nos permitir construir as estratégias para estados e municípios. Porque para nós o regime de colaboração é essencial para o sucesso dos projetos que estamos traçando para a educação”, citou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Paic Integral

Além de atuar pela contínua ampliação da oferta da jornada ampliada no Ensino Médio, o Governo do Ceará apoia a universalização do tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental das redes municipais cearenses.

Com o Paic Integral, que expandiu as ações do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), são adotadas estratégias para fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios por meio do fornecimento de apoio técnico, pedagógico e financeiro, a fim de possibilitar a implementação da política de tempo integral em todo o Ceará até 2026.

“O Ceará já possui uma longa trajetória no regime de colaboração com os municípios. Pensando no aprimoramento da aprendizagem e redução das desigualdades, a pactuação, por meio do Paic Integral, respeita a autonomia dos municípios, contribuindo para que possam avançar nessa estratégia”, ressaltou a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Rede estadual

Política educacional prioritária, o tempo integral é ofertado em mais de 70% das escolas da rede estadual de Ensino Médio. A meta do Governo do Ceará é garantir, até 2026, a universalização da jornada escolar de até nove horas diárias na rede pública.

“Tenho muito orgulho da cultura de ensino em tempo integral que estamos construindo no Ceará. Nosso sonho é que isso aconteça da creche até o final do Ensino Médio. Queremos ser uma rede de educação de referência para o mundo”, declarou o governador Elmano de Freitas, em janeiro, durante o anúncio das novas escolas em tempo integral.

No total, são 472 unidades que oferecem atividades nos dois turnos no Ceará, sendo 341 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), as quais contemplam mais de 140 mil estudantes em 165 municípios.

As escolas profissionais ofertam o Ensino Médio integrado a cursos técnicos. Já as EEMTIs contam com currículo composto de formação geral básica e itinerários formativos, que compreendem disciplinas eletivas e projeto de vida.