Crianças de Maracanaú ganham Centro de Educação Infantil

8 de fevereiro de 2023 - 11:45 # # # #

Ascom SPS

Estefany Galdino é mãe da Ana Laura, 5, e conta que o novo equipamento vai ajudar muito as mães que moram no entorno. “Antes eu tinha que pegar transporte pra levar ela na creche e era muito difícil, sobretudo, nessa época de chuvas, que dificulta mais ainda o transporte. E agora, com o CEI pertinho da nossa casa está sendo bem mais fácil, ela está adorando tudo, e eu mais ainda”, revela Estefany Galdino, que esteve presente na inauguração do 111º Centro de Educação Infantil (CEI) do Ceará. O equipamento, que recebeu o nome da professora Maria da Conceição Pessoa Coelho, foi inaugurado na tarde desta terça-feira (7), na Avenida I do Residencial II, em Maracanaú.

O Assessor Especial para Assuntos Federativos do Governo do Estado, Artur Bruno, ressaltou que o CEI é resultado do compromisso do Governo do Estado do Ceará com as crianças cearenses. “Este CEI é mais uma contribuição para a qualidade da educação e para melhoria de vida do povo de Maracanaú”, frisou Artur Bruno.

Presente na inauguração do Centro de Educação Infantil de Maracanaú, Onélia Santana, titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), destacou que o governador Elmano de Freitas segue honrando o legado do governo passado e investindo na educação básica e nas obras sociais para a população cearense. “Nós entregamos 111 CEI’s, e temos outros 73 em licitação; 32 em obras, e mais sete prontos para inaugurar. E estes números são resultado do nosso comprometimento com as nossas crianças e adolescentes. Apostamos todas as fichas no potencial deles e temos muito orgulho de estar nesse governo que acredita na educação como uma ferramenta de transformação e inserção social e profissional”, destacou Onélia Santana.

O prefeito do município, Roberto Pessoa, lembrou da importância do equipamento para a cidade e também da dedicação dos professores da Rede Municipal de ensino. “Os professores merecem reconhecimento, e é por isto que aproveito para anunciar o aumento de 15% no salário dos professores da nossa Rede Municipal”, reforçou Roberto Pessoa.

Maria Lima é avó do Ravi Luca, 2, e conta que está empolgada para que o neto comece a estudar no CEI, pertinho de casa. “Vai ser bom demais ter esse nosso espaço para trazer meu neto, um lugar onde ele vai receber educação de qualidade e aprender muitas coisas novas”, diz dona Maria.

O CEI de Maracanaú foi construído e equipado pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). O equipamento tem área de 631,56 m², recebeu investimento de R$ 2.034.081,59 e tem capacidade para atender 200 crianças por dia. Os recursos são oriundos do Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O novo espaço conta com quatro salas de atividades com banheiros e áreas de banho infantil; dormitório, berçário e lactário; fraldário; trocador; parque infantil; bloco administrativo, com sala de recepção, direção, coordenação e informática; e banheiros masculino e feminino.