Serviço Social do HGWA promove educação em saúde com pacientes ambulatoriais

8 de fevereiro de 2023 - 13:34 # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA

Dentre os assuntos abordados na iniciativa, estão conscientização sobre o combate à violência de gênero, saúde mental e prevenção a agressões contra idosos, por exemplo

Com o projeto Educação em Saúde e Cidadania, desenvolvido pela equipe do Serviço Social do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), pacientes e acompanhantes que passam pelo ambulatório do equipamento recebem orientações sobre diversos temas. A iniciativa também contempla o público que aguarda atendimento na recepção principal da unidade.

Pacientes ambulatoriais são aqueles já internados – ou com alta hospitalar – e que mantêm uma rotina de consultas. O HGWA é vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Dentre os assuntos abordados pelo projeto, estão: conscientização sobre o combate à violência de gênero; importância do fortalecimento de vínculos para a saúde integral; saúde mental e prevenção a agressões contra idosos.

De acordo com o coordenador do Serviço Social, Michel Barbosa, os encontros buscam sensibilizar os usuários sobre o processo saúde-doença por meio de determinantes sociais. “Nosso objetivo é fazer a socialização de informações e trocas de experiências a partir das necessidades e da realidade das pessoas”, diz.

Os temas discutidos levam em consideração as datas trabalhadas no calendário do Ministério da Saúde, a exemplo do Janeiro Branco.

Para Clara Maciel, estagiária do Serviço Social e membro da equipe do projeto, os diálogos compreendem o indivíduo como ser integral – somando aspectos físicos, sociais e emocionais. “Pacientes e acompanhantes que participam das ações trazem vivências próximas à sua realidade, contribuindo para a interação e tornando o tempo de espera de consultas e de procedimentos mais agradável”, pontua a estudante.

Ambulatório

Somente em janeiro deste ano, 1.190 pacientes (adultos e pediátricos) foram atendidos em consultas no ambulatório do HGWA. São pessoas encaminhadas a partir da Central Estadual de Regulação, já assistidas e que retornam para consultas de rotina. Pacientes que aguardam procedimento cirúrgico também são contemplados pela iniciativa.