Começa distribuição de kits de absorventes nas escolas estaduais em 2023

9 de fevereiro de 2023 - 14:42 # # # # #

Ascom Seduc - Texto
Thiara Montefusco - Foto

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), deu início à entrega de kits de absorventes às escolas da rede pública estadual, para que sejam distribuídos a estudantes. A medida proporciona o benefício de um kit mensal contendo dois pacotes com oito unidades do produto cada. A ação tem o propósito de combater o impacto da pobreza menstrual no acesso escolar, evitando constrangimentos e abandono escolar, além de minimizar o risco de doenças.

Além da aquisição e distribuição de produtos, estão sendo desenvolvidas nas unidades de ensino ações de conscientização sobre a adequada higiene menstrual e atenção à saúde íntima.

“A distribuição dos absorventes é também uma medida de combate às desigualdades. Dar condições de ter a higiene mínima, de oferecer uma educação menstrual, possibilita um risco menor de adoecimento e de que estudantes mais vulneráveis abandonem os estudos”, afirma a secretária da Educação, Eliana Estrela.

A iniciativa ocorre desde 2022 e é fruto de lei estadual sancionada em 2021. No primeiro ano do projeto, 2.550.528 conjuntos foram entregues, beneficiando mais de 200 mil estudantes, com investimento de cerca de R$ 9,5 milhões.

Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de direito humano e saúde pública. De acordo com a ONU, a pobreza menstrual, ou seja, a falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual, evidencia diversos problemas sociais e de saúde, sendo um desafio vivenciado mensalmente por 12% da população do planeta.