Contação de histórias desperta universo de fantasia na criançada

9 de fevereiro de 2023 - 11:49 # # #

Ascom SPS

Entre os sons do pandeiro e a batida dos pés no chão acontece a aula de contação de histórias no Complexo Social Mais Infância Curió. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o equipamento, em um mês de funcionamento, já contempla um público de 272 crianças e adolescentes, que além da música, capoeira, karatê, dança, futebol e oficinas, também participam da contação de histórias de forma lúdica e musical.

Em uma manhã diferente para a criançada, a sala de leitura do Complexo tornou-se pequena para tanta imaginação. Quem gostou foi João Guilherme, 6. Do jeitinho dele, o menino contou que adorou as músicas e brincadeiras com a leitura. “Tia, eu amei o clube de leitura! Os livros são coloridos e têm os bichos saindo de dentro dele. Eu quero vir no próximo”, disse João, animado entre os livros.

A mãe explica que João é autista e hiperativo, mas não se limita no ambiente escolar e aprende muito rápido. “Aqui está fazendo bem para o meu filho. Ele é muito curioso e dedicado. Adora ficar folheando os livros, mesmo não sabendo ler com clareza. Ele interage muito bem com as outras crianças e ainda tenta ensinar para elas também”, conta Ana Beatriz, que faz curso de Designer de Sobrancelha no Complexo.

A manhã diferente faz parte de uma programação de contação de histórias realizada pelo Sesc nos equipamentos sociais da SPS. Após passar pelo Complexo do Curió, a atividade vai percorrer os centros comunitários e outros complexos sociais de Fortaleza.

“A parceria com o Sesc de levar a biblioteca circulante para crianças e adolescentes é uma prática permanente no Espaço Viva Gente. Com a boa aceitação do público infantil, vimos a possibilidade de expandir e encaixar neste mês de fevereiro a contação de histórias nas outras unidades da SPS. Os contadores sempre levam alegria e bom humor em forma de música e história”, conta o coordenador pedagógico da SPS, Beto Rodrigues.

O ator e contador de histórias Edvaldo Batista destaca que as experiências nos espaços da SPS têm sido muito enriquecedoras enquanto profissional. “Abracei com muita alegria esse convite de contar histórias nos equipamentos. É um direito delas de acesso à formação artística, cultural e social. Essa é uma prática interessante de ser usada nas escolas, principalmente na educação infantil, já que incentiva a criatividade e possibilita diversas formas de expressão e de interação entre os pequenos. São formas plurais de apreciação da leitura, seja escutando, tocando ou dançando. Ser criança é estar contemplado no universo da fantasia”, observa.

Contação de Histórias

Data: 9 de fevereiro
Horário: 14h
Local: CSMI Cristo Redentor – Rua Camélia, 450 – Cristo Redentor

Data: 10 de fevereiro
Horário: 15h
Local: ABC e Circo Bom Jardim – Rua 3 Corações, 762 – Bom Jardim

Data: 10 de fevereiro
Horário: 9h
Local: ABC e Circo Palmeiras – Rua Castelo de Castro, 2000 – Conjunto Palmeiras

Data: 15 de fevereiro
Horário: 14h
Local: CC São Francisco – Rua Ilha do Bote, 367 – Quintino Cunha

Data: 15 de fevereiro
Horário: 9h
Local: ABC Mondubim – Rua Nossa Senhora da Conceição, 151 – Mondubim

Data: 16 de fevereiro
Horário: 14h
Local: CC São Vicente – Rua do Rosário, S/N – Conjunto São Vicente de Paula

Data: 17 de fevereiro
Horário: 14h
Local: ABC Cajueiro Torto – Rua Floresta, 180 – Santa Fé