Comercializada no entreposto da Ceasa em Maracanaú, confira os benefícios da abóbora para a saúde

10 de fevereiro de 2023 - 13:10 # # # #

Helena Demes - Ascom Ceasa - Texto
Thiara Montefusco - Foto

Apesar de existirem mais de 27 espécies de abóboras espalhadas pelo mundo, a abóbora caboclo, abóbora de leite e abóbora jacarezinho são as modalidades mais comercializadas no entreposto da Ceasa em Maracanaú. Com boas safras procedentes dos estados do Ceará, R.G. do Norte e Pernambuco, o preço da abóbora está variando entre R$ 2,00 e R$ 3,60/kg no mercado atacadista.

A abóbora é um vegetal extremamente nutritivo e com baixo valor energético, pois 100g do vegetal possui aproximadamente apenas 26 kcal. A principal vantagem de ter pouco carboidrato e poucas calorias é poder ser usado em diversas dietas, facilitando a introdução do vegetal no dia a dia. Como todos os vegetais, o maior componente da abóbora é a água, que pode chegar a 92% de sua composição. Possui uma notável quantidade de fibras solúveis, além de conter uma boa quantidade de fibras e baixíssima quantidade de gordura.

Dentre os principais benefícios da abóbora para a saúde estão

1) Manter a saúde dos olhos: por conter luteína e zeaxantina, antioxidantes poderosos, a abóbora ajuda prevenir o surgimento de catarata. Rica também em betacaroteno, ela também ajuda a proteger contra a degeneração da visão ao envelhecer.

2) Melhorar a saúde da pele: a abóbora é rica em carotenoides e vitamina A, que tem ação fotoprotetora para a pele, além de retardar o envelhecimento e evitar o surgimento de rugas. A vitamina C também presente, auxilia na produção de colágeno, evitando a flacidez.

3) Regular o apetite: devido a sua grande quantidade de fibras e seu baixo teor de calorias, a abóbora oferece muita saciedade, regulando o apetite.

4) Controle da glicemia: a quantidade de fibra presente faz com que você coma com mais qualidade e em menor quantidade, além de ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

5) Regular a microbiota intestinal: dentre as fibras solúveis presentes na abóbora, estão a inulina e os frutooligossacarídeos (FOS), que aumentam o número de bactérias benéficas no organismo, regulando a microbiota intestinal, tão importante para a imunidade.

6) Regular o trânsito intestinal: as fibras solúveis também são responsáveis pela formação do bolo fecal, aumentando o volume das fezes devido à sua capacidade de absorver água e auxiliando na prisão de ventre.

7) Fortalecer o sistema imunológico: a abóbora é rica em vitamina A e C. Porém, ela também contém a vitamina E, que auxilia no fortalecimento do organismo e previne contra diversas infecções e doenças. A abóbora também é rica em ferro e ácido fólico, que são minerais importantes para o sistema imunológico e que diminuem o risco de anemia.

8) Prevenir doenças cardiovasculares: um dos benefícios para manter a saúde cardiovascular, é manter a pressão arterial equilibrada. Assim, a abóbora que é rica em potássio, auxilia na diminuição da pressão arterial. O potássio presente nela ajuda a reduzir os níveis de sódio no organismo, além de também ajudar a reduzir o colesterol e evitar as chances de um derrame.