No MEC, titular da Seduc reúne-se com ministro e reforça ações para melhoria da educação

10 de fevereiro de 2023 - 10:56 # # # #

Julianna Sampaio - Ascom Seduc - Texto
Ministério da Educação - Fotos

A secretária da Educação, Eliana Estrela, esteve, em Brasília, nessa quinta-feira (9), participando de reuniões no Ministério da Educação (MEC) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Acompanhada da secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuele Grace, a titular da Secretaria da Educação (Seduc) foi recebida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pela secretária executiva do MEC, Izolda Cela, pelo secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda, e pela presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

Nos encontros, foram discutidos os projetos e as iniciativas que visam a melhoria contínua da educação cearense, como a universalização do tempo integral nos municípios cearenses, o fortalecimento do regime de colaboração para promover a aprendizagem na idade certa e os investimentos em infraestrutura das escolas estaduais. “Para nós, é muito importante poder retomar o diálogo com o governo federal e ouvir do ministro Camilo Santana e de toda a equipe do MEC e também da presidente do FNDE o compromisso com a melhoria da educação pública do Ceará. Todos conhecem bem a nossa rede e vão contribuir para que a gente possa avançar cada vez mais”, afirmou a secretária Eliana Estrela.

Paic Integral

Além de atuar pela contínua ampliação da oferta da jornada ampliada no Ensino Médio, o Governo do Ceará apoia a universalização do tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental das redes municipais cearenses.

Com o Paic Integral, que expandiu as ações do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), são adotadas estratégias para fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios por meio do fornecimento de apoio técnico, pedagógico e financeiro, a fim de possibilitar a implementação da política de tempo integral em todo o Ceará até 2026.

“O Ceará já possui uma longa trajetória no regime de colaboração com os municípios. Pensando no aprimoramento da aprendizagem e redução das desigualdades, a pactuação, por meio do Paic Integral, respeita a autonomia dos municípios, contribuindo para que possam avançar nessa estratégia”, ressaltou a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Rede estadual

Política educacional prioritária, o tempo integral é ofertado em mais de 70% das escolas da rede estadual de Ensino Médio. A meta do Governo do Ceará é garantir, até 2026, a universalização da jornada escolar de até nove horas diárias na rede pública.

“Tenho muito orgulho da cultura de ensino em tempo integral que estamos construindo no Ceará. Nosso sonho é que isso aconteça da creche até o final do Ensino Médio. Queremos ser uma rede de educação de referência para o mundo”, declarou o governador Elmano de Freitas, em janeiro, durante o anúncio das novas escolas em tempo integral.

No total, são 472 unidades que oferecem atividades nos dois turnos no Ceará, sendo 341 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), as quais contemplam mais de 140 mil estudantes em 165 municípios.

As escolas profissionais ofertam o Ensino Médio integrado a cursos técnicos. Já as EEMTIs contam com currículo composto de formação geral básica e itinerários formativos, que compreendem disciplinas eletivas e projeto de vida.