UPAs estaduais somam mais de 691 mil atendimentos em 2022; saiba as principais ocorrências e como preveni-las

10 de fevereiro de 2023 - 16:56 # # # #

Márcia Catunda - Ascom UPAs 24h

Infecções virais, diarreia, gastroenterite viral, resfriado comum são as principais ocorrências

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) registraram 691.378 atendimentos em 2022. Dentre as principais ocorrências, estão infecções virais (38.356), diarreia e gastroenterite viral (36.345), resfriado comum (18.162) e dores abdominal e pélvica (15.854).

Integram a Rede Sesa os equipamentos situados nos bairros Autran Nunes, Canindezinho, Conjunto Ceará, José Walter, Messejana e Praia do Futuro, todos em Fortaleza e sob administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

As infecções virais são aquelas popularmente conhecidas como “viroses”. “A exemplo de gripe, zika e covid-19, transmitidas de uma pessoa para outra”, destaca a coordenadora de serviços médicos da UPA Messejana, Cinthia Rocha. Febre, tosse, dor de cabeça e dores no corpo são os sintomas mais comuns entre as doenças.

No caso de diarreia e gastroenterite viral, as causas estão relacionadas à má higiene dos alimentos e das mãos. “Por isso, é importante lavar bem os insumos e as mãos, principalmente antes de preparar uma refeição e sempre após usar o banheiro”, exemplifica a diretora de Cuidado e Saúde das UPAs, Patrícia Santana.

Carnaval: alegria (e prevenção)

O Carnaval é um período no qual as pessoas estão mais suscetíveis a infecções. Durante a festividade, é comum fazer refeições fora de casa, o que requer atenção redobrada.

“Prevenção é a melhor solução. Então, é importante manter-se hidratado, observar as condições de higiene do ambiente, se não há insetos por perto e se o alimento não está exposto. O folião deve, preferencialmente, consumir itens naturais, sem conservantes, para diminuir o risco de infecções”, orienta o coordenador de Serviços Assistenciais da UPA Canindezinho, Álvaro Nepomuceno.

Diante da suspeita de contaminação, é preciso estar atento aos sintomas. Se estes forem apresentados com maior intensidade, a recomendação é ir à UPA mais próxima para um tratamento adequado. “Dor abdominal intensa, vômitos, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e diminuição da quantidade de urina são indicativos de um estágio mais grave. Vale ressaltar que, com cuidados simples, é possível prevenir essas doenças e, assim, curtir o Carnaval com mais tranquilidade”, diz Patrícia Santana.