Casa de Saberes Cego Aderaldo desenvolve o projeto “Práticas de Leitura: Acessibilidades e Convivências”

13 de fevereiro de 2023 - 15:48 # # #

Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo - Texto
Pedro Matheus - Foto

Entre os dias 14 a 16 de fevereiro, acontece o projeto “Práticas de Leitura: Acessibilidades e Convivências”, uma realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Cear)a, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, através do produto final da educadora Lorena Patrício, que visa promover experiências de leitura através de mediações de textos literários, incluindo e possibilitando acessibilidades em espaços culturais.

O projeto é composto por três módulos, destinados a fortalecer os elos da leitura e literatura, ampliando a acessibilidade de textos para três públicos específicos: idosos e pessoas com baixa visão, comunidade surda e crianças. Cada etapa de leitura terá disponível cartilhas educativas, com QR Code para o acesso a audiodescrição.

O módulo 1 destina-se à leitura literária, que possibilita o acesso ao texto com audiodescrição, para que possa suprir as limitações do livro impresso, assumindo um papel de democratização ao acesso à leitura para todas e todos. O módulo 1 contempla leitores idosos e pessoas com baixa visão, possibilitando a melhor compreensão de diversos textos, que tratam de assuntos da cultura popular, estimulando a criatividade, memória e a interação social.

O módulo 2 destina-se à leitura inserida na literatura surda, que se traduz em sinais, experiências visuais, representações linguísticas inclusivas e democráticas. Textos de histórias representativas, produzida por surdos e direcionados aos surdos. Entrar em contato com essa narrativa nos possibilita o sentimento de coletividade, reafirmando as narrativas da comunidade, além de ajudar no desenvolvimento social e afetivo dos surdos.

O módulo 3 destina-se à literatura infantojuvenil, propiciando experiências mais significativas na busca por um ensino aprendizagem ainda criança. Ampliando os elos da leitura como prática plural e diversa, através de novas perspectivas dos contos “Chapeuzinha Vermelha”, onde a menina é corajosa e valente e não há medo do Lobo Mau. Nessa perspectiva, o público infantil terá oportunidade de ler e compreender o texto, criar e desenhar, com a possibilidade de ressignificar outras histórias.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo se localiza em Quixadá, Sertão Central, Rua Pascoal Crispino, 167. Para mais informações acesse o instagram da Casa .

Serviço

Módulo 1
Data: 14 de Fevereiro de 2023
Horário: a partir das 8h30

Módulo 2
Data: 15 de Fevereiro de 2023
Horário: 15 às 18h

Módulo 3
Data: 16 de Fevereiro de 2023
Horário: a partir das 8h30

Local: Casa de Saberes de Saberes Cego Aderaldo
Endereço: Rua Pascoal Crispino,167, Centro de Quixadá