Helv e HRSC realizam campanha de Carnaval para doação de sangue em parceria com Hemoce

13 de fevereiro de 2023 - 16:53 # # # #

Isabelle Azevedo e José Avelino Neto - Ascom Helv | HRSC - Texto
Divulgação - Foto

Iniciativa busca abastecer estoque durante o período, quando caem as doações

Os hospitais Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), em Fortaleza, e Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, ambos vinculados à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promovem, nesta semana, ações de doação de sangue para abastecer o estoque durante o período carnavalesco. A iniciativa é uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemoce), também equipamento da Rede Sesa.

No HRSC, a ação ocorre nesta quarta-feira (15). A programação foi definida junto ao hemocentro de Quixadá, responsável por atender à demanda de toda a região. Podem participar os públicos interno e externo.

LEIA TAMBÉM: Hemoce lança campanha para manter estoque durante o período carnavalesco

Para engajar possíveis doadores, as equipes da agência transfusional e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) já organizaram, nesta segunda-feira (13), um bloquinho de Carnaval para divulgar a campanha. Em 2022, três iniciativas deste tipo captaram, ao todo, 319 bolsas.

Interessados em doar sangue devem fazer um agendamento prévio pelos contatos (88) 9 9654-2246 ou (88) 98184-1564 (WhatsApp).

Bloquinho da Solidariedade

Na Capital, o Helv realiza, nesta sexta-feira (17), véspera de Carnaval, a primeira edição do Bloquinho da Solidariedade para divulgar a 4ª campanha de doação de sangue do equipamento.

A ação será realizada das 9h às 16h, no auditório localizado no 5º andar do prédio anexo. Podem participar colaboradores, familiares e acompanhantes de pacientes, além de moradores do entorno.

Para a coordenadora do Serviço Social, Tarcília Silveira, o objetivo é repetir o sucesso de campanhas anteriores. A unidade já chegou a arrecadar mais de 100 bolsas. “O hospital inteiro se mobiliza para esse momento. Nossa parceria com o Hemoce é consolidada e não poderíamos deixar de contribuir, principalmente neste período de Carnaval, quando se registra queda nas doações. Doar é um ato de amor e solidariedade, e ajuda a salvar muitas vidas”.

Como ser um doador

Para doar, é necessário ter de 16 a 69 anos, estar saudável, pesar acima de 50 kg, estar bem alimentado e apresentar documento oficial de identidade com foto. Menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal.

O intervalo de doação para homens é de dois meses, sendo possível doar até quatro vezes por ano. No caso das mulheres, a distância entre uma doação e outra deve ser de três meses.

Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação e aplicação de botox estão aptas a doar sangue somente 12 meses após o procedimento.