Pefoce recebe SSPDS em visita que tratou demandas relevantes à perícia forense

13 de fevereiro de 2023 - 11:45 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e foto

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu, na última sexta-feira (10), a visita do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio. Essa foi a primeira reunião oficial do secretário na instituição e marcou o encerramento de uma série de visitas realizadas aos órgãos vinculados à SSPDS, com a finalidade de ter uma compreensão mais profunda da realidade administrativa e das necessidades de cada instituição que compõe a Segurança Pública do Ceará. O secretário foi recebido pelo perito geral da Pefoce, Júlio Torres, pelo perito geral-adjunto, Átila Einstein, e pela diretora de Planejamento e Gestão Interna, Manuela Cândido.

Ao longo da reunião, foi apresentada a carta de serviços do órgão, os avanços conquistados e as demandas relacionadas ao incremento dos trabalhos realizados pela Perícia Forense, com o objetivo de buscar soluções para os novos desafios e garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Essa visita foi uma oportunidade valiosa para estabelecer uma comunicação direta e efetiva entre as duas instituições, trabalhando em conjunto para levar segurança pública para a sociedade cearense. Também participaram da reunião, os coordenadores das quatro coordenadorias finalísticas da Pefoce, além do chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PM Cristiano Lins.

Visita

Durante a visita, foi apresentado pelo Perito Geral Júlio Torres o organograma e a carta de serviços da Pefoce, com detalhamento de todas as atividades realizadas pela pasta, além do funcionamento de todas as suas coordenadorias. Além disso, foram apresentadas demandas prioritárias, sendo que algumas delas já estão com a solução em curso, como a atualização do organograma, bem como outras demandas igualmente importantes, como a criação da Central Única de Custódia do órgão.

Na oportunidade, também foram debatidos os avanços, como o aumento do número de atendimentos pelos servidores, o investimento em novas tecnologias e o processo de interiorização da Pefoce, ampliando a capacidade de atendimento do órgão e reduzindo o tempo em deslocamentos de equipes para atendimento a locais de crime, além de melhorar o acesso da população aos serviços e contribuir para a diminuição dos índices de violência.

Para o secretário Samuel Elânio, a visita às instituições vinculadas é uma estratégia fundamental de integração e troca de informações, que tem como objetivo fortalecer ainda mais a eficiência do órgão no combate à criminalidade. “O objetivo da reunião e do encontro hoje na Pefoce é aproximar cada vez mais a Secretaria da Segurança Pública. Hoje, na Pefoce, houve uma apresentação em que projetos foram apresentados para que a gente pudesse melhorar cada vez mais o funcionamento, a estrutura da Pefoce e consequentemente a produção de laudos, a prova técnica, investigação e que tudo isso possibilite a prisão e retirada de circulação de criminosos, gerando, sem sombra de dúvida, um ganho para todo o sistema de segurança”, finalizou.

Após a reunião, o grupo participou de uma visita técnica às coordenações e aos laboratórios da Pefoce. Os gestores conheceram o Núcleo de Perícia Externa (Nupex), o Laboratório de Impressão Papiloscópica (LIP), o Núcleo de Balística Forense (Nubaf), a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), o Núcleo de Toxicologia Forense (Nutof), Química Forense (NUQFO), e finalizou a programação no Núcleo de Tanatologia e Antropologia Forense (Nutaf).

O perito geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a importância do encontro para o alinhamento e concretização de projetos da instituição. “A visita do secretário é uma demonstração clara do compromisso em fortalecer o vínculo entre a SSPDS e a Pefoce. Além de oportunizar ouvir nossas demandas, também possibilitou apresentar novas ideias e projetos destinados ao aperfeiçoamento do processo de elaboração da prova técnica e, consequentemente, a produção de um laudo pericial relevante na instrução de procedimentos criminais. Destaco ainda a importância da Pefoce no funcionamento da engrenagem da segurança pública do Estado, no sentido de integrar, de participar de operações de segurança e ser parceira na qualidade dos serviços prestados à sociedade cearense”, afirmou.