Supesp entrega à Vice-Gov Diagnóstico de Vulnerabilidades e Relatório de Mulheres Vítimas de Violência

13 de fevereiro de 2023 - 11:11 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e foto

Após amplo estudo e pesquisa, a Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) entregou a representantes do gabinete da Vice-Governadoria do Ceará, o Diagnóstico de Vulnerabilidades e Violência para o município de Fortaleza e o Relatório de Mulheres Vítimas de Violência com base na Lei Maria da Penha, Feminicídio e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Os documentos foram entregues pessoalmente pelo superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, acompanhado pelo diretor da Dipas, Franklin Torres, o diretor da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Eduardo Barreto, e o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Matheus Osterno.

Todas as informações, dados e estatísticas servirão para balizar os projetos já desenvolvidos pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), coordenado pela Vice-Governadoria, como o Virando o Jogo, Laboratório da Juventude, Jovens Mediadores, entre outros. Conforme a coordenadora geral do PreVio, Carla da Escossia, essa troca de informações com a Supesp irá fortalecer ainda mais as estratégias e as ações do programa.

Foi realizado pela Dipas o estudo de mapeamento para definição do território e esse trabalho indicará a escolha do local que sediará o Napaz, projeto dentro do PreVio que fará a articulação de políticas públicas, considerando a realidade do território específico, equipamentos e serviços públicos disponibilizados. No encontro, ficou definido que, da Área Integrada de Segurança 8 (AIS’8), seriam selecionados os bairros Barra do Ceará e Cristo Redentor para concentrar as ações.

Os estudos compõem cinco territórios de Fortaleza e o diagnóstico visa subsidiar, qualificar e embasar o planejamento de políticas públicas de prevenção à violência no âmbito dos dez municípios priorizados pelo PreVio. A Supesp agora tem o compromisso de entregar os diagnósticos de vulnerabilidade dos outros municípios, no total de dez, que serão beneficiados pelo programa.

Também estiveram presentes na reunião: a assessora de Gestão da Vice-Gov, Pedrita Viana, a supervisora de Territórios PreVio Capital, Ozanira Aquino, e as assistentes de Gestão PreVio Interior, Leticia Menoita e Camilla Cabral.

 

Estratégia

Na ocasião, foram discutidas ações e produção de outros dados e estudos, que possam viabilizar e nortear os projetos do PreVio, entendendo a dinâmica da criminalidade não apenas na capital cearense, mas em todas as regiões do estado.

O PreVio conta com um investimento de US$ 65 milhões (cerca de R$ 345 milhões) e tem como objetivo geral qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, além de reduzir vulnerabilidades e violências para públicos específicos. O programa está sendo levado para os dez municípios mais populosos do Ceará. Os outros municípios contemplados são Caucaia, Crato, Fortaleza, Sobral, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Quixadá.

Entre as estratégias do programa, está o incentivo a ações que fortaleçam o planejamento e a gestão municipal da segurança e contribuam para a prevenção comunitária da violência, incluindo a violência doméstica, de gênero e juvenil, com estimativa de beneficiar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+. Os dez municípios contemplados, inclusive, concentram 60% dos homicídios de adolescentes e jovens do Ceará.