Carnaval é oportunidade de negócios para profissionais autônomos

14 de fevereiro de 2023 - 11:00 # # # #

Ascom IDT

Carnaval chegando e quem não gostaria de cair na folia sem se preocupar com mais nada além de desamassar aquela velha fantasia que está na gaveta? Ou deixar a casa bem limpinha esperando a sua volta? E, quem sabe, uma comidinha reforçada para dar aquele trato no estômago na quarta feira de cinzas?

No Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) você encontra passador de roupas, faxineira, cozinheira e muito mais serviços para a hora certa da sua necessidade.

Com uma longa tradição no atendimento a demandas por autônomos, somente em 2022 o IDT encaminhou 15.067 profissionais para serviços diversos. O dado corresponde a um acréscimo de 37% com relação ao que foi realizado no ano anterior (11.005), gerando um aporte financeiro de R$ 1.967.537,90 na economia do estado, além de contribuir com a geração de ocupação e renda dos trabalhadores que atuam com prestação de serviços.

“Para o primeiro quadrimestre deste ano, a nossa estimativa é realizar cerca de cinco mil serviços, em todo o Ceará. O IDT vem se empenhando em expandir a oferta de profissionais, atraindo novas modalidades e fomentando ações para ampliar o banco de trabalhadores cadastrados. Nossa meta é atender mais, e melhor ainda, a população que utiliza este segmento”, explica Vladyson Viana, presidente do IDT e escolhido pelo Governo do Ceará para a pasta do Trabalho.

De acordo com o órgão, as funções mais demandadas, em 2022, foram faxineira, serviços gerais e passadeira. Além disso, o banco de profissionais cadastrados para os serviços conta também com garçons, babás, cozinheiros, técnicos em refrigeração, marceneiros, professores de reforço escolar, personal organizer, massoterapeutas, motoristas, cuidadores de idosos, aplicador de vinil autoadesivo, dentre outros.

Como solicitar um autônomo e como se cadastrar como autônomo

Para contratar um profissional, o interessado pode entrar em contato com o IDT/Sine através da Central de Atendimento ao Cliente no número 08005910363, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou pelo whatsapp (85) 2180.6210. A nova tabela com os valores está disponível na página do IDT na internet, em www.idt.org.br.

Quem deseja atuar como profissional autônomo pode procurar as unidades de atendimento para fazer o seu cadastro. O IDT oferece uma palestra informativa para os interessados, onde são repassadas as informações sobre como funciona o serviço, os direitos e as responsabilidades da ocupação.

Para acessar a tabela de valores dos serviços, acesse o site do IDT.